Menos de um mês de intensa mobilização solidária que envolveu clientes, médicos cooperados, funcionários, fornecedores e parceiros da Unimed João Pessoa e o resultado foram 112 toneladas de alimentos arrecadadas pela Cooperativa para a Campanha Natal pela Vida. Com isso, mais uma vez a Unimed JP superou a meta estipulada, que era de 100 toneladas, e, dessa forma, um maior número de famílias terá um Natal mais farto este ano.
Na manhã desta quarta-feira (22) os alimentos foram entregues ao Sistema Correio de Comunicação e à rede nacional de mobilização social Coep, que ficarão responsáveis pela distribuição em comunidades carentes.
A solenidade de entrega dos alimentos, realizada na sede da Unimed JP, no Bairro da Torre, foi aberta oficialmente por volta das 10 horas, com uma apresentação do Coral Jovem UniGente, do Instituto de Responsabilidade Social da Cooperativa.
Ao som de músicas como “Tocando em frente” (Almir Sater e Renato Texeira), “Natal Todo Dia” (Maurício Galtani), “Pai Nosso Evangelizador” (Padre Zezinho) e “Cartão de Natal” (Luiz Gonzaga), a apresentação dos jovens transmitiu um pouco do clima de solidariedade que envolveu toda a campanha, emocionando os presentes. Na solenidade, os jovens que são de comunidades carentes assistidas pelo Instituto UniGente ganharam um cartão ticket alimentação da Unimed JP. Além disso, foram sorteados cinco celulares e cinco aparelhos de MP4 entre os integrantes do grupo.
Durante o evento, o presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão, fez a entrega simbólica dos alimentos à diretora executiva do Sistema Correio de Comunicação, Beatriz Ribeiro.
Este ano, a Unimed João Pessoa se consolidou novamente como a maior entidade parceira da campanha, ficando responsável por cerca de 35% de toda a arrecadação do Natal pela Vida. As 112 toneladas de alimentos conseguidas pela Cooperativa irão se juntar às obtidas por outros parceiros, contabilizando um total de aproximadamente 300 toneladas que irão beneficiar cerca de 40 mil famílias.
Só da Grande João Pessoa serão, aproximadamente, 40 comunidades beneficiadas, que foram definidas a partir de um levantamento feito pelo Coep. Entre os beneficiados, também estão 31 comunidades e instituições atendidas pelo Instituto UniGente, responsável pela coordenação do Natal pela Vida na Unimed JP.
AUTORIDADES PRESENTES
Diversas autoridades participaram da solenidade de entrega dos alimentos. Entre elas, o desembargador Júlio Aurélio Coutinho, representando o Hospital Padre Zé; o promotor de Justiça, Gualberto Bezerra, representando o Ministério Público do Estado da Paraíba; a jornalista Goretti Zenaide, representando a Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (Amem); o arcebispo do Estado, Dom Aldo Pagotto, representando a Casa de Convivência dos Portadores do Vírus HIV; o médico cooperado Mário Toscano, futuro Secretário de Saúde do Estado da Paraíba.
Entre os representantes da Unimed João Pessoa, estiveram o presidente Aucélio Melo de Gusmão; o diretor financeiro da Cooperativa, João Modesto Filho; o gestor assistencial do Hospital Unimed JP, José Calixto da Silva Filho; a coordenadora do Instituto UniGente, Núbia Gonçalves; o secretário de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano da Unimed JP, André Pacelli; e o coordenador de Promoção da Saúde da Unimed JP, Garibaldi Muniz Albuquerque.
O presidente da Unimed JP, Aucélio Gusmão, agradeceu a todos que colaboraram para que mais pessoas necessitadas tenham um Natal e Ano Novo melhor. “Cada vez que você ajuda a iluminar a vida de outras pessoas, você não perde o brilho, mas brilha ainda mais. A solidariedade é isso: ajudar o próximo sem esperar nada em troca”, enfatizou.
Para a diretora executiva do Sistema Correio, Beatriz Ribeiro, a solenidade de entrega dos alimentos na Unimed JP pode ser definida como a festa do amor, da paz e da solidariedade. “O Natal é um momento importante para darmos as mãos e fazermos alguma coisa para ajudar quem precisa”, conclamou.
O promotor Gualberto Bezerra parabenizou o envolvimento das pessoas na arrecadação de alimentos. “O alimento obtido aqui servirá para suprir a necessidade do corpo das pessoas que estão precisando, mas também alimentará o espírito pelo sentimento de gratidão”, disse.
O desembargador Júlio Aurélio, do Padre Zé, uma das instituições beneficiadas pelos projetos do UniGente, discursou em nome da entidade. “Estamos imensamente felizes aqui por participarmos desse momento de alegria, sonho, amor e esperança, abrilhantado pela juventude desse coral”, disse.
Outra instituição que será beneficiada, a Associação Metropolitana de Erradicação da Mendicância (Amem), foi representada pela jornalista Goretti Zenaide. “Cada quilo arrecadado aqui pode ajudar e muito essa instituições que não têm muito recurso”, disse.
Para o arcebispo Dom Aldo, quando existe união com amor, os objetivos são alcançados e até superados, como aconteceu com a campanha na Unimed JP.
O médico Mário Toscano afirmou que acredita no Cooperativismo, pois o sistema preconiza a união em prol de um objetivo comum. “Os sonhos que são sonhados coletivamente são os que podem ser concretizados”, disse.
Para João Modesto Filho, o Natal, que é um momento em que as pessoas se envolvem em clima de grande solidariedade, sempre que possível, deveria ser prolongado e assim o mundo ficaria muito mais harmônico.
Clique aqui e confira as principais imagens da solenidade de encerramento da Campanha Natal pela Vida.
ENVOLVIMENTO DE TODOS
Há sete anos, médicos cooperados, funcionários, clientes e parceiros se unem com o objetivo único de ajudar famílias carentes da Paraíba todo final de ano. O sucesso da Campanha Natal pela Vida na Cooperativa é resultado do envolvimento desses públicos.
Para ter noção do engajamento, só os médicos cooperados doaram mais de R$ 22 mil para a compra de alimentos. A cada R$ 30 doados, era gerado um cupom para o médico participar de um sorteio de um iPhone 4. O sorteio foi realizado durante a solenidade de entrega dos alimentos. O ganhador foi o cooperado Adriano Fernandes Mendes Leite.
Já os funcionários participaram da Campanha Natal pela Vida através da Gincana da Solidariedade, que resultou na arrecadação de cerca de 15 toneladas de alimentos; doando individualmente alimentos; e vendendo camisas da campanha.
Os clientes contribuíram com a doação de alimentos não perecíveis e comprando camisas da campanha.
NATAL PELA VIDA
A Campanha Natal pela Vida na Unimed JP foi realizada de 26 de novembro a 21 de dezembro. Esse ano, a Unimed JP se comprometeu a doar um quilo a cada alimento doado pelo cliente.
Como no ano anterior (2009), a Cooperativa priorizou o recebimento de cinco produtos para a facilitação da montagem das cestas básicas que serão doadas às famílias carentes. O objetivo era aumentar as doações de quilos de feijão, fubá, arroz, macarrão e açúcar.
Na Unimed JP, a iniciativa está integrada ao programa Unimed Abraça os ODM, lançado pela Unimed do Brasil com a finalidade de envolver todas as Unimeds do país em iniciativas que contribuam para o alcance dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
DESEMPENHO
A Campanha Natal pela Vida é realizada há 11 anos pelo Coep e pelo Sistema Correio de Comunicação. Há sete anos, a Unimed JP participa como parceria e se destaca na arrecadação de alimentos.
Para ter ideia do envolvimento da Cooperativa na campanha, a quantidade de alimentos arrecadada este ano é oito vezes maior do que o total obtido no primeiro ano em que a Unimed JP participou da campanha, em 2004, quando doou 13 toneladas de alimentos.
Nesses sete anos em que participou do Natal pela Vida, a Unimed JP conseguiu arrecadar mais de 400 toneladas de alimentos.
Confira abaixo a trajetória da solidariedade na Cooperativa:
- 2004: 13 toneladas
- 2005: 17 toneladas
- 2006: 40 toneladas
- 2007: 42 toneladas
- 2008: 65 toneladas
- 2009: 122 toneladas
- 2010: 112 toneladas