Uma pessoa que fuma 20 cigarros por dia tem 98% de células propensas ao câncer. Além disso, o cigarro é responsável por 30% dos casos de infarto do miocárdio, 85% das doenças pulmonares e a cada 100 casos diagnosticados de câncer no pulmão, 90 estão relacionados ao consumo do tabaco.
Mesmo diante dos males provocados pelo fumo, aparecem cerca de cinco milhões de novos fumantes todos os anos no mundo.
Na Paraíba, os números não são diferentes. O Estado é considerado o terceiro em número percentual de fumantes. Só perde para o Acre e o Rio Grande do Sul. São 550 mil fumantes e o cigarro é responsável por 2,5 mil mortes por ano só no Estado.
Para alertar sobre os malefícios do cigarro à saúde, a Unimed JP juntamente com a Associação Médica da Paraíba e a Sociedade de Pneumologia da Paraíba estão promovendo a campanha “Brasil sem cigarro - A Paraíba apóia”. O projeto “Brasil sem Cigarro” é comandado pelo médico Drauzio Varella e realizado pelo Fantástico em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
AÇÕES
A campanha estadual, realizada em parceria com o Sistema Paraíba de Comunicação e coordenada pelo pneumologista Sebastião Oliveira Costa, promoverá atividades com o objetivo de reduzir o número de fumantes no Estado.
A primeira ocorrerá no dia 11 de dezembro. Na ocasião será realizado um passeio ciclístico. A concentração será na lagoa do Parque Sólon de Lucena, no Centro de João Pessoa, às 8 horas da manhã. Os ciclistas seguirão pela Avenida Epitácio Pessoa em direção ao Busto de Tamandaré. Qualquer pessoa pode participar da atividade.
No dia seguinte (12), será realizado o seminário “Ajudando o Fumante a Largar o Cigarro”, no auditório da Associação Médica da Paraíba, das 14h às 18h.
Uma equipe multiprofissional, formado por médico, psicólogo e nutricionista ministrará palestras durante o evento, por meio de uma abordagem cognitivo-comportamental.
Qualquer fumante pode participar do seminário. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelos telefones 3221-2877 e 8802-3242.