Clientes da Unimed João Pessoa dedicaram a manhã de sábado (24) a discutir a prevenção do diabetes. Eles participaram da oitava edição do Encontro dos Grupos de Educação Terapêutica (GET) em Diabetes da Cooperativa, que reuniu 136 participantes. O evento foi realizado das 8 horas ao meio-dia, na Associação Paraibana dos Hospitais, na Torre.
Clique aqui para ver mais fotos.
A abertura foi feita pelo secretário de Promoção da Saúde, Genival Ferreira de Lima. Ele lembrou que 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF), e apresentou dados que mostram o crescimento dessa doença. \"Pelo menos, no mundo, 245 milhões de pessoas têm diabetes; um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Há uma estimativa de que, em 30 anos, este número deverá chegar a 380 milhões. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e 500 novos casos surgem a cada dia\", informou.
De acordo com Genival Ferreira, o diabetes mellitus está entre as cinco doenças que mais matam, chegando, cada vez mais, perto do topo da lista. Mas, é possível reverter esse quadro. Ele explicou que, embora ainda não haja uma cura definitiva para o diabetes, há vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida.
\"O objetivo deste encontro, primeiramente, é festejarmos juntos mais um ano de luta, no sentido de minimizar ou evitar maiores complicações com relação a essa grave patologia. Em segundo lugar, chamar a atenção, sobretudo, no que diz respeito ao acesso à prevenção e tratamento adequados e de qualidade para evitar complicações mais severas\", afirmou.
CONFRATENIZAÇÃO E PREVENÇÃO
E a programação seguiu à risca os objetivos citados pelo secretário de Promoção da Saúde. Os clientes tiveram uma manhã de confraternização e de troca de informações, além de aprender mais sobre como lidar com a doença através das palestras de um educador físico, uma nutricionista e um endocrinologista.
A manhã começou com um acolhimento musical feito pelo colaborador da Unimed JP, Davi Avelino. Antes do início das palestras, o educador físico Luciano Oliveira realizou um \"aquecimento\" com o público. Após essa atividade, a psicóloga Lara Ferreira fez uma breve explanação sobre o Dia Mundial do Diabetes e as ações realizadas para lembrar a data, como a iluminação de prédios de azul. Em João Pessoa, o Hospital Unimed JP está com a iluminação especial desde o dia 10 deste mês.
Em seguida, tiveram início as palestras. O endocrinologista Ednardo Parente abordou os fatores que facilitam ou dificultam a adesão ao tratamento do diabetes. O educador físico Luciano Oliveira mostrou quais os exercícios indicados para uma pessoa que quer começar a praticar atividades físicas e ainda deu dicas de exercícios que podem ser feitos em casa. Já a nutricionista Regina Monteiro abordou a relação entre obesidade e diabetes.
SAÚDE E BEM-ESTAR
O encontro com os participantes do GET é organizado pela Secretaria de Promoção da Saúde e realizado uma vez por ano. Para ler mais sobre saúde e qualidade de vida ou conhecer outros projetos da Secretaria de Promoção da Saúde, visite o Canal Saúde e Bem-Estar do Portal Unimed JP. Clique aqui para acessar.