Publicada em 02/04/2005 às 11h51
Cerca de cem clientes da Unimed João Pessoa estão participando neste sábado (2) do 6º Encontro Sobre Saúde Clientes Unimed, que tem como tema obesidade. O evento, organizado pela Secretaria de Promoção à Saúde, foi aberto às 8h30, no Hospital Unimed JP, com a presença de toda a diretoria executiva da empresa. Até as 13 horas, profissionais das áreas de endocrinologia, cirurgia, nutrição, psicologia e educação física vão abordar a obesidade e suas conseqüências de forma interdisciplinar.
Na abertura do encontro, o presidente da Unimed João Pessoa, Aucélio Melo de Gusmão, lembrou que pesquisas comprovaram que a adoção de hábitos saudáveis é indispensável para a qualidade de vida. E é isso o que o evento pretende possibilitar. "Participem, escutem e perguntem", sugeriu aos participantes, lembrando que o momento também é importante para a Unimed JP saber das necessidades de cada um.
O vice-presidente da Cooperativa, João Modesto, destacou que não existe uma fórmula perfeita para a perda de peso. Ele chamou a atenção para dietas muito populares hoje em dia e que não trazem resultados. "Existe dieta da sopa, da lua... Eu costumo dizer que quem faz dieta da lua é lunático", brincou. João Modesto também alertou para os riscos das fórmulas perfeitas vendidas pela Internet. "Em vez de resolver o problema, elas acabam causando outros", avisou.
O vice-presidente alertou, ainda, para a gravidade que a obesidade associada a outras doenças vem adquirindo no mundo. Isso tem provocado até mesmo a criação de termos novos, a exemplo da "diabesidade", que seria uma combinação perigosa da obesidade com o diabetes. Em termos numéricos, João Modesto citou que a estimativa é que, em 2005, de cada 7 dólares gastos com saúde 1 seja para tratamento da obesidade nos Estados Unidos, país onde 55% da população sofrem com excesso de peso e 30% é considerada obesa.
O secretário de Promoção à Saúde da Unimed JP, Garibaldi Souto Muniz de Albuquerque, explicou que o tema obesidade foi escolhido para o 6º Encontro Sobre Saúde por conta do interesse que ele desperta hoje em dia e por causa de suas implicações. De acordo com o Ministério da Saúde, a obesidade é crescente em todas as classes sociais, o que tem causado grande preocupação às autoridades públicas.
Garibaldi Albuquerque disse que a Medicina não vem conseguindo dar conta de todas as implicações do excesso de peso. "Durante o encontro, vamos fazer uma abordagem disciplinar na busca de caminhos e alternativa para enfrentar este problema", afirmou.