• Início
  • Notícias
  • Unimed JP reúne 30º grupo de educação terapêutica em diabetes

Notícias

Unimed JP reúne 30º grupo de educação terapêutica em diabetes

Publicada em 13/09/2007 às 12h35

A Unimed JP chegou ao 30º grupo de educação terapêutica em diabetes UniDia. A primeira reunião da série de quatro foi realizada quarta-feira passada e a segunda ontem (12). O UniDia é um programa da Secretaria de Promoção da Saúde e tem a finalidade de contribuir para que clientes portadores da doença tenham mais qualidade de vida. Ele está integrado a uma iniciativa de responsabilidade social da Unimed JP.

Cada grupo do UniDia participa de quatro reuniões consecutivas – uma por semana - com uma equipe multidisciplinar, onde esclarecem dúvidas e recebem informações que possibilitam controlar a doença. Desta forma, ganham mais qualidade de vida.

Na primeira reunião, a psicóloga da Secretaria de Promoção da Saúde da Unimed JP aborda os aspectos psicológicos relacionados ao diabetes. No segundo, um endocrinologista explica detalhadamente a doença e o tratamento. Na terceira reunião, uma nutricionista apresenta o plano alimentar do diabético. Na quarta, uma enfermeira orienta os participantes para a prevenção de complicações.

Cerca de três meses depois destes encontros consecutivos é marcada uma reunião de retorno. O tema fica em aberto, sendo definido de acordo com as necessidades percebidas no grupo. A reunião de retorno do 27º grupo será a próxima e está marcada para o dia 29 deste mês.

SAIBA MAIS

Em setembro de 2004, a Unimed JP mais uma vez inovou na área de promoção da saúde criando o UniDia. O programa é pioneiro no Nordeste. O grupo surgiu porque, desde o início da Secretaria de Promoção da Saúde, um dos grandes desafios foi estabelecer uma nova maneira de cuidar de doenças crônico-degenerativas, através de uma visão interdisciplinar.

A Secretaria elegeu o Diabetes Mellitus como a primeira doença a ter uma abordagem deste tipo pelo que ela representa para a sociedade. Estimativas apontam que, em João Pessoa, existem aproximadamente 50 mil portadores de diabetes mellitus. Quando tem o acompanhamento adequado, o portador da doença pode levar uma vida normal. Mas, sem as orientações corretas a doença pode causar sérios prejuízos à saúde.