Familiares de pacientes internados em hospitais de diferentes estados do país estão recebendo ligações telefônicas de pessoas pedindo dinheiro para a cobertura de exames e procedimentos aos quais os planos de saúde não cobririam e seriam essenciais para o tratamento.
A Unimed João Pessoa reforça o alerta de que estas ligações são tentativa de golpe e que não existe em seus hospitais próprios – Alberto Urquiza Wanderley e Moacir Dantas - a prática de pedir depósitos em dinheiro por telefone aos parentes de pacientes.
Ou seja, nenhum dos funcionários ou médicos dessas unidades, sob qualquer hipótese, liga para o paciente ou familiar pedindo transferências bancárias ou depósitos em dinheiro.
SEGURANÇA
Quando é necessário algum tipo de contato com os parentes de pacientes internados, a ligação é feita através de uma chamada identificada e o cliente é convidado a comparecer a um dos hospitais para tratar do assunto pessoalmente. Ao chegar a uma das duas unidades, o cliente conversará com um colaborador da Unimed João Pessoa devidamente fardado e com crachá de identificação.
PROVIDÊNCIAS
A Gestão de Serviços Hospitalares adotou diversas providências para alertar os clientes sobre a tentativa de golpe. Além de utilizar diferentes meios de comunicação, como a fixação de cartazes em todos os apartamentos, ao dar entrada no Hospital Alberto Urquiza Wanderley ou no Hospital Moacir Dantas, o cliente ou responsável assina um termo (disponibilizado desde 2017), onde as orientações são reforçadas (LEIA A NOTA DE CIÊNCIA E NOTIFICAÇÃO).
As equipes de enfermagem e hotelaria também reforçam o alerta diariamente, de forma verbal, com os pacientes e seus acompanhantes.
ORIENTAÇÕES
Para ampliar a divulgação sobre a golpe, a orientação é que a pessoa que tenha um parente internado em Unidade de Tratamento Intensivo, apartamento ou acomodação dupla, avise a todos os seus familiares e amigos de que o hospital não fará contato telefônico pedindo dinheiro em espécie, depósito ou transferência bancária, mesmo que a internação seja particular e não pelo plano de saúde. Todo o contato é realizado pessoalmente.
Caso a família passe por essa situação, deve procurar o Serviço de Apoio ao Cliente para saber como proceder. Se preferir, o contato pode ser feito pelos telefones 2106-0257, 2106-0266 e 2106-0246 ou no próprio hospital onde o paciente estiver internado.