A Unimed JP vai promover amanhã (17) o 3º Encontro dos Grupos de Educação Terapêutica em Diabetes. O evento é voltado exclusivamente para clientes que já participaram das reuniões do programa UniDia e será realizado das 8h às 13h, no auditório do Shopping Sebrae, em João Pessoa. Durante o encontro, especialistas darão orientações sobre como prevenir as complicações do diabetes, uma das doenças crônicas mais graves do mundo.
Criado em setembro de 2004, o UniDia é o programa de educação terapêutica em diabetes da Unimed JP. Até o momento, já foram formados 31 grupos e beneficiados, aproximadamente, 400 clientes portadores da doença. A ação faz parte do programa da Unimed JP que tem a finalidade de proporcionar mais qualidade de vida para a população, em particular para os clientes.
Os integrantes de cada grupo do UniDia participam de quatro reuniões consecutivas – uma por semana - com uma equipe multidisciplinar. Na primeira reunião, a psicóloga da Secretaria de Promoção da Saúde aborda os aspectos psicológicos relacionados ao diabetes. No segundo, um endocrinologista explica detalhadamente a doença e o tratamento. Na terceira reunião, uma nutricionista apresenta o plano alimentar do diabético. Na quarta, uma enfermeira orienta os participantes para a prevenção de complicações. Cerca de três meses depois destes encontros consecutivos, é marcada uma reunião de retorno. O tema fica em aberto, sendo definido de acordo com as necessidades percebidas no grupo.
É para reunir os participantes dos grupos do UniDia que, uma vez por ano, a Unimed JP realiza o “encontrão”. Além de funcionar como uma confraternização, durante o evento os clientes ainda podem esclarecer novas dúvidas sobre a prevenção da doença.
MOBILIZAÇÃO MUNDIAL
Esta semana, a Unimed JP já realizou diversas ações relativas ao Dia Mundial do Diabetes, que é comemorado no dia 14 de novembro. Quarta-feira (14), na sede da empresa e no Parque Solon de Lucena, a Cooperativa distribuiu material educativo sobre o diabetes e realizou gratuitamente o teste de glicemia, utilizado para diagnosticar a doença. Na quinta-feira (15), esta mesma ação foi realizada no Busto de Tamandaré, na divisa entre as praias de Tambaú e Cabo Branco.
Além disso, quarta-feira (14) a fachada do Hospital Unimed JP foi iluminada de azul, cor definida pela Federação Internacional do Diabetes (IDF na sigla em inglês) e pela Organização das Nações Unidas para uma mobilização internacional contra a doença. Entre os prédios e monumentos que foram iluminados de azul no Brasil estão o Cristo Redentor, no Rio; o Elevador Lacerda, em Salvador; e o MASP e a Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo. No mundo, foram iluminados o Empire State e a Torre Sears, nos Estados Unidos; a Torre Tóquio, no Japão; o El Obelisco, na Argentina; e as Cataratas do Niagara, no Canadá; entre outros monumentos.