Para lembrar a importância da prevenção do diabetes - doença que mata quatro vezes mais do que a aids (12 mil óbitos) e que superou o total de vítimas de trânsito (42 mil) no país - a Unimed JP realizou uma ação de promoção à saúde, nesta quarta-feira (14). Durante todo o dia, os clientes que passaram pela Sede da Cooperativa puderam realizar testes gratuitos de glicemia, que ajuda a identificar possíveis alterações dos níveis de açúcar no sangue, e verificação de pressão arterial.
Além disso, os clientes ainda receberam orientação profissional e material informativo sobre a prevenção de fatores que facilitam o aparecimento do diabetes. A ação fez parte das atividades desenvolvidas pela Cooperativa em apoio à campanha mundial de combate ao diabetes, promovida pela International Diabetes Federation (IDF) e pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).
Clique aqui e confira as principais imagens da ação.
O médico do Serviço de Saúde Ocupacional (SSO) da Unimed JP, Edval Batista, foi uma das primeiras pessoas a participar dos testes. Segundo ele, a ação é muito importante para esclarecer sobre os riscos do diabetes. \"Eu tenho que me policiar, pois tem muita gente na minha família com diabetes\", explicou.
\"Esta foi uma iniciativa formidável e primordial para nós que nunca temos tempo de procurar ajuda médica ou laboratório para realizar esses exames, que são simples, mas que fazem toda a diferença, afinal de contas, tudo hoje está relacionado à saúde e a qualidade de vida. A Unimed João Pessoa está de parabéns\", disse a profissional liberal, Cátia Cristina.
A opinião foi compartilhada com o colaborador da Central de Negociação, Lúcio Wanderley. Aos 77 anos, ele faz questão de cuidar da saúde. \"Fumei durante muito tempo, mas, hoje, faço tudo certinho e como adequadamente\", complementou.
ILUMINAÇÃO ESPECIAL
Uma das propostas da campanha mundial contra o diabetes é iluminar prédios e monumentos históricos de azul. A cor foi escolhida para a campanha por fazer referência ao símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconheceu, em 2006, o diabetes como uma doença que ameaça a saúde mundial. Este já é o sexto ano em que a Unimed João Pessoa participa da mobilização mundial.
Desde a semana passada, o Hospital Unimed JP e a Sede da Cooperativa estão com as fachadas iluminadas com lâmpadas especiais na cor símbolo da mobilização. A iluminação será mantida até esta quarta-feira (14), Dia Mundial do Diabetes.
MOBILIZAÇÃO PERMANENTE
Além das ações pontuais, a Unimed JP dedica uma atenção especial e permanente aos clientes portadores de diabetes. Desde 2004, a Cooperativa desenvolve o Programa de Educação Terapêutica em Diabetes, o UniDia, cuja finalidade é possibilitar o controle da doença através de orientações e atividades de promoção da saúde. Exclusivo para clientes diabéticos da Unimed JP, ele já beneficiou mais de 700 pessoas.
Uma das atividades do UniDia é o Grupo de Educação Terapêutica (GET). Durante um mês, cada grupo participa de quatro reuniões consecutivas - uma por semana. Nestes encontros, os participantes discutem os mais variados aspectos do diabetes com uma equipe multidisciplinar, formada por psicóloga, endocrinologista, nutricionista e enfermeira, além de uma facilitadora, que participa de todas as atividades do GET.
Aproximadamente três meses depois destes encontros, é marcada uma reunião de retorno. Sempre, no final do ano, a Unimed JP promove um grande encontro com todos os participantes.