Tomar um café. Saborear um sorvete ou uma comida preferida. Comemorar o aniversário de um filho. Receber uma visita especial. São coisas simples do dia a dia, não é? Mas, para algumas pessoas essas situações corriqueiras podem ser difíceis de serem realizadas, principalmente se elas estiverem internadas em um hospital.
Pensando nisso, o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, unidade própria da Unimed João Pessoa, está ajudando os pacientes a realizarem pequenas vontades no Dia do Desejo, quando a equipe multidisciplinar torna realidade o sonho do paciente. Tudo isso com autorização médica, muita cautela e segurança.
EMOÇÃO
Recentemente, José Luciano de Azevedo Júnior (59), que lutou contra um câncer, teve seu desejo especial atendido pela equipe do hospital: assistir a um culto. A equipe providenciou música, oradores e foi ao apartamento, onde ele, a filha, o neto e uma cuidadora esperavam.
Em um clima de muita emoção e alegria, a família orou e cantou. No final, o paciente disse haver se convertido à religião evangélica. “Ele não tinha religião. Se dizia cristão, mas sem religião”, comentou a filha, Mariana Souza Azevedo. Poucos dias depois de ter o desejo atendido, José Luciano faleceu.
Outro desejo atendido, foi o de um paciente que estava na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) há muitos dias e pediu para tomar um café. Ele teve que ser traqueostomizado e, por isso, não pode se alimentar pela boca. Com autorização do médico e do nutricionista, o desejo do paciente foi realizado e ele tomou um "gole" de café. Uma pequena dose foi dada com ajuda de um algodão.
Além do culto, de um “gole” de café outros desejos foram atendidos no Hospital Alberto Urquiza Wanderley, como uma festa de aniversário, um lanche com hambúrguer e batata frita e até uma cerimônia de casamento celebrada na capela da unidade.
HUMANIZAÇÃO
Pequenas atitudes como estas fazem a diferença na atenção e no cuidado com o paciente. A equipe multiprofissional do hospital está sempre atenta e acredita que a humanização no tratamento é mais um “medicamento” para ajudar o paciente a se sentir bem, melhorar e voltar para casa o mais rápido possível.
O Dia do Desejo no hospital não tem uma data fixa. A iniciativa acontece sempre que um paciente tem uma vontade a ser realizada. E as equipes do hospital não medem esforços para que se torne realidade. Para que o desejo se realize é preciso a avaliação da saúde do paciente e a liberação do médico.
De acordo com a psicóloga Alana Meireles, coordenadora do setor de Psicologia do Hospital Alberto Urquiza, se sentir bem ajuda em todos os tratamentos de saúde. “Quando o paciente se sente bem, quando sua imunidade está boa, o tratamento segue de forma tranquila e rápida”, disse.
PROJETOS
O gestor de Serviços Hospitalares da Unimed João Pessoa, Cleiton Moradillo, lembrou que nos hospitais próprios da Cooperativa não tem apenas o Dia do Desejo, mas uma série de projetos e ações para que a experiência do cliente seja a melhor. “É importante para nós que o cliente saiba que estamos fazendo sempre o melhor por ele; e, proporcionar esses momentos de humanização faz parte do tratamento”, ressaltou.
Atualmente, são 28 projetos de humanização colocados em prática no Hospital Alberto Urquiza, além do Dia do Desejo, os pacientes contam com projetos como: Tocando Vidas, Paciente exemplar, videochamadas para famílias e Luz do Sol.