Notícias

Unimed JP realiza campanha para incentivar doação de leite

Publicada em 29/05/2013 às 07h

Campanha contou com a participação de clientes e funcionários da Unimed JP Campanha contou com a participação de clientes e funcionários da Unimed JP

Incentivar a amamentação e a doação de leite materno. Com esse propósito, o Hospital Unimed JP promoveu, nesta terça-feira (28), uma campanha de doação de leite humano no auditório do Hospital Unimed JP. O evento, que foi aberto com a apresentação do grupo Menestreis da Tarde, fez parte das atividades da Semana Estadual de Aleitamento Materno. Além de colaboradores do Hospital Unimed JP, o evento foi prestigiado por clientes da Unimed JP.

As discussões foram abertas pelo gestor assistencial do Hospital Unimed JP, Wandeberg Gomes de Albuquerque. Na ocasião, ela agradeceu a presença dos colaboradores e enfatizou a importância da amamentação. \"A maternidade é o maior exemplo de dedicação, de doação. Um momento sublime, em que a mãe doa o seu peito para o seu filho. Mais sublime ainda é doar para o filho do outro\", enfatizou.

Em seguida, a gerente de Enfermagem, Josiane Venâncio, falou sobre a importância de motivar mães que podem doar o leite excedente para ajudar bebês que estão precisando do alimento para sobreviver. \"Na maioria das vezes, o leite vem suprir a necessidade de um bebê que se encontra em um leito de UTI, prematuro ou com baixo peso\", disse.

A primeira palestra do dia foi ministrada pela nutricionista do Hospital Unimed JP, Arabela Cunha Ramalho, que apresentou os benefícios do leite materno para a mãe e a criança e para a redução da mortalidade infantil. \"No Hospital Unimed JP, a doação é feita, principalmente, pelas mães que dão à luz na instituição, mas mulheres da comunidade também contribuem com este ato de solidariedade. Depois, o alimento recolhido é enviado para o Banco de Leite Anita Cabral, ao qual o Posto de Coleta é vinculado, onde passa por um processo de pasteurização. Somente após esta etapa, é que ele segue para consumo das crianças internadas na UTI Neonatal do Hospital Unimed JP\", explicou.

A nutricionista chamou atenção para o fato de que a quantidade do estoque do Banco de Leite Anita Cabral vem diminuindo, e que precisa atender cerca de 500 crianças prematuras ou com baixo peso.

Em seguida, a médica Tamara Gomes Xavier ministrou palestra sobre a importância da amamentação nas primeiras 48 horas do nascimento da criança. \"Nesse momento o bebê se alimenta do colostro, que é o leite especial, rico em nutrientes, que tem um efeito laxante e ajuda a prevenir a icterícia, entre outros inúmeros benefícios\", afirmou.

Ela também explicou que o aleitamento materno, além de favorecer o vínculo entre mãe e filho, reduz o risco de câncer e retarda uma nova gravidez. \"E é muito mais prático e econômico\", complementou a pediatra.

Durante o evento, houve depoimento de mães que fazem doações para o Posto de Coleta de Leite do Hospital Unimed JP.

POSTO DE COLETA

A campanha de incentivo à doação de leite foi iniciada nesta terça-feira pela manhã. Uma equipe de enfermeiras e técnicas do Hospital realizou visitas as mamães internadas no Hospital Unimed JP. Elas entregaram um kit-convite, composto por frasco para doação de leite e dicas sobre a importância da amamentação.

As atividades foram coordenadas pelo Posto de Coleta de Leite Humano, setor ligado à Gerência de Enfermagem do Hospital Unimed JP.