• Início
  • Notícias
  • Unimed JP realiza ato pela erradicação da pobreza e em defesa dos ODM

Notícias

Unimed JP realiza ato pela erradicação da pobreza e em defesa dos ODM

Publicada em 16/10/2009 às 14h57

Colaboradores da Unimed JP participam do movimento Levante-se desde 2007 Colaboradores da Unimed JP participam do movimento Levante-se desde 2007

A Unimed JP realizou no início da tarde desta sexta-feira (16) um ação dentro da proposta da campanha “Levante-se e faça sua parte”, uma mobilização social realizada em todo o mundo com a finalidade de chamar a atenção para a importância da erradicação da pobreza e para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Por volta do meio-dia, os funcionários da Cooperativa se uniram em frente à Sede, na Torre, para fazer uma manifestação dentro da proposta do “Levante-se”. Vestidos com uma camisa do movimento e segurando cartazes, eles posaram para uma foto que será enviada para a Organização das Nações Unidas (ONU). Veja fotos.

Desde 2007, a Unimed JP participa da mobilização. Em 2009, a campanha teve início nesta sexta-feira (16) e se estenderá até domingo (18). Nestes três dias, pessoas de todo o mundo serão convidadas para, em determinado momento, ficarem de pé, num ato simbólico para chamar a atenção de governos, empresas e a sociedade para que mantenham suas promessas para acabar com a extrema pobreza e alcançar os ODM.

MOBILIZAÇÃO

Além de mobilizar os funcionários, a Unimed JP, através do Instituto UniGente, está incentivando ações do “Levante-se” em comunidades, em empresas e em instituições parceiras. Também nesta sexta-feira, os estudantes da Escola Estadual Raul Córdula, em João Pessoa, e a Unimed Patos fazem atividades voltadas para a campanha. A Uniodonto também realizou uma ação.

No sábado (17), a Escola e Faculdades de Enfermagem e de Medicina Nova Esperança fará o “Levante-se” durante uma ação social que promoverá no Sesc Gravatá, no Valentina Figueiredo.

À noite, o Banco do Brasil terá o momento “Levante-se” no intervalo dos jogos do Circuito de Vôlei de Praia, que está sendo realizado no Busto de Tamandaré, na divisa das praias de Tambaú e Cabo Branco, na Capital.

No site do Instituto UniGente foi disponibilizado o cartaz do “Levante-se” para impressão. A finalidade é que todas as pessoas que queiram participar do movimento possam imprimi-lo para fazer uma foto e enviar para a ONU.

COMPROMISSO

A campanha “Levante-se e faça sua parte” é uma iniciativa da Campanha do Milênio da Organização das Nações Unidas (United Nations Millennium Campaign) e da Chamada Global pela Ação contra a Pobreza (Global Call to Action Against Poverty - GCAP).

Os organizadores elaboraram um documento com o compromisso do Levante-se para 2009. Confira, abaixo, o texto na íntegra:

Pledge 2009 – Levante-se e faça sua parte

Nos levantamos nesse momento pela erradicação da pobreza e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Peço, neste momento, que todos se levantem por favor.

Somos hoje milhões de pessoas ao redor do mundo a nos levantar neste ato simbólico, para mostrar nosso compromisso na luta contra a pobreza e pelo alcance dos Objetivos do Milênio.

Estamos nos levantando porque nos recusamos a aceitar que ainda hoje milhares de pessoas morrem no mundo diariamente como resultado da pobreza extrema.

Estamos nos levantando porque queremos que nossos líderes honrem suas promessas de acabar com a pobreza e alcançar os Objetivos do Milênio.

Estamos nos levantando porque também entendemos que é hora de fazer a nossa parte, pois também é nossa responsabilidade compartilhar desses compromissos e dividir essa responsabilidade na luta contra a pobreza.

Somos milhões de vozes em todo o mundo que se levantam hoje para dizer que cobramos o cumprimento das promessas feitas e nos comprometemos a também fazer a nossa parte em prol dos da erradicação da pobreza e pelo alcance dos Objetivos do Milênio.

Vivemos um momento de extraordinários desafios. As atuais crises da economia e dos alimentos, e a crescente crise climática, estão todas tendo um impacto devastador sobre os mais pobres e vulneráveis do mundo. Juntas, essas três crises ameaçam desfazer os progressos realizados pelos Objetivos do Milênio.

Faltando apenas seis anos para o prazo de 2015, ainda temos muitos municípios no Brasil que estão longe de alcançar os Objetivos do Milênio e erradicar a pobreza. Precisamos fazer com que os Objetivos do Milênio se tornem uma prioridade urgente.

A campanha do “Levante-se e faça a sua parte” é uma oportunidade de mandar essa mensagem clara aos líderes mundiais e locais, cobrando que eles cumpram as promessas feitas pelo fim da pobreza e pelo início de uma nova era de igualdade, saúde e prosperidade.

Eventos do “Levante-se” estão acontecendo em todo o mundo, do Times Square em Nova Iorque à menor escola atingida pelos tsunamis na Ásia. Do sul do nosso país no Paraná ao norte no Pará. Onde quer que seja, nossa ação junto com os milhares que também se levantam ao redor do mundo, tem uma importância crucial ao entrarmos para o livro Guinness dos records novamente como a maior mobilização da história da humanidade contra a pobreza.

Ao apoiarmos a campanha do “Levante-se” hoje reconhecemos que somos a primeira geração que pode dar um fim à extrema pobreza, e nos recusamos a perder essa oportunidade histórica.

Agradecemos a todos os presentes por participarem e pedimos que não deixem esse momento morrer. Pedimos que continuem envolvidos e que participem do Movimento Nós Podemos na sua cidade pelo alcance das metas do milênio na sua localidade.

Juntos, de forma comprometida, nós podemos dar a nossa contribuição e por fim ao sofrimento de muita gente.

“Levante-se e faça sua parte” hoje mesmo!