Desde o ano passado, o Hospital Unimed JP está implantando uma série de ações de melhoria para que a instituição obtenha a certificação de Acreditação Hospitalar, um sistema elaborado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) para avaliar e certificar a qualidade dos serviços em saúde, voluntário, periódico e reservado.
Essa certificação promove um processo permanente de avaliação nos serviços de saúde, exigindo o aprimoramento contínuo para garantir a qualidade na assistência aos pacientes. É um processo educacional que introduz a cultura da qualidade e, ao mesmo tempo, um processo de avaliação que atesta o grau alcançado pelo hospital.
Para obtenção da certificação, não se avalia um setor ou departamento isoladamente. Somente é Acreditado o hospital que atinge um nível de qualidade em todos os seus serviços. A metodologia utilizada verifica e a avalia todos os serviços do hospital em geral, segundo padrões que devem ser plenamente atendidos.
MUDANÇAS NO PRONTO ATENDIMENTO
O Pronto Atendimento do Hospital Unimed JP foi um das primeiras áreas a implantar mudanças no funcionamento. Desde o dia 2 de março, o PA funciona a partir do modelo de Classificação de Riscos, que tem obtido um ótimo resultado juntos aos clientes.
O modelo baseia-se no atendimento prioritário aos casos de saúde mais graves. Assim, logo que chega ao Hospital o paciente é atendido no tempo exigido pela gravidade da doença e não mais por ordem de chegada.
O Sistema de Classificação de Riscos utiliza quatro cores para sinalizar a gravidade do paciente: vermelho, amarelo, verde, ou azul.