Nesta quinta-feira (1) será comemorado o Dia Nacional de Aleitamento Materno. Para alertar a população sobre a importância desse gesto de amor que tem poder de salvar a vida da criança e fortalecer a saúde da mãe, a Unimed JP, através da Enfermagem do Hospital, realizarão uma panfletagem nas primeiras horas da manhã. A atividade ocorrerá das 6h30 às 8h, no Busto Tamandaré, na divisa das praias de Cabo Branco e Tambaú.
Desde 2005, o Hospital Unimed JP realiza um trabalho de coleta de leite e oferece orientações às mães com dificuldades em amamentar os filhos. O serviço funciona durante as 24 horas, de segunda a sexta-feira. A equipe pode ser acionada pelo número 2106-0393.
Composto por uma equipe multidisciplinar, o posto de coleta da Unimed consegue arrecadar até 80 litros de leite por mês. A quantidade é suficiente para atender os recém-nascidos do próprio hospital e de várias instituições da rede pública da Paraíba.
As doações são encaminhadas para o Banco de Leite Anita Cabral, localizado em Cruz das Armas. Lá, o material coletado é pasteurizado e passa por todos os procedimentos de higiene e segurança antes de ser destinado aos recém-nascidos.
De acordo com Socorro Marques, diretora do Banco de Leite Anita Cabral, a instituição coleta cerca de 200 litros de leite e atende 100 bebês ao mês. Os beneficiados são prematuros que ficam internados em unidades de terapia intensiva. “Recebemos uma média de cem doações por mês”, destaca.
Ela ainda enfatiza que a maior parte das doações vem do Hospital Unimed JP. Por conta disso, na opinião dela, o setor já reúne as condições necessárias para se tornar um banco de leite. “Isso se deve à organização, à estrutura e à quantidade de leite arrecadado”, comenta.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Além de manter um posto de coleta, a Cooperativa também participa das ações do Banco de Leite através do Instituto de Responsabilidade Social UniGente. Socorro Marques informa que o Instituto oferece recursos necessários para a elaboração das campanhas de conscientização. “Ele nos concede material educativo, como folder, panfletos, banners, camisetas e até incentivo financeiro durante as campanhas de conscientização sobre a importância da amamentação”, declara.
Os trabalho do UniGente, da Unimed JP e do Banco Anita Cabral buscam diminuir a mortalidade infantil e melhorar a saúde da gestante. Essas ações estão inseridas nos Oito Objetivos do Milênio, firmado pela Organização Mundial de Saúde e que devem ser cumpridos até 2015 por 191 países, inclusive o Brasil.
DOAÇÃO
Toda mãe pode ser doadora de leite humano. Doando, não há diminuição do leite. Pelo contrário: quanto mais se ordenha ou amamenta, mais leite é produzido. Para doar, é preciso seguir alguns pré-requisitos:
- ter feito pré-natal e ter exames, sorologias, anotadas na carteira do pré-natal;
- ter congelador ou freezer para condicionamento do leite ordenhado;
- cadastrar-se no Posto de Coleta de Leite Humano.
ACONDICIONAMENTO
Na operacionalização dos trabalhos do Posto de Coleta do Hospital Unimed JP, há uma constante necessidade de vidros com tampas plásticas para o ideal acondicionamento do leite. Para incentivar doações desse material, a gerência de Enfermagem da Cooperativa disponibilizou uma caixa, na entrada do Controle de Ponto do Hospital e da Sede, para receber as doações. O ideal é que sejam doados vidros transparentes resistentes a altas temperaturas e a resfriamento com tampa de plástico, a exemplo dos vidros de café em pó e de maionese.
DICAS IMPORTANTES
É importante ter uma boa técnica para amamentar, pois pode prevenir traumas nos mamilos, além de garantir uma retirada efetiva do leite pela criança. O bebê deve estar numa posição que seja confortável para ele e para a mãe, que não interfira no momento de abocanhar a mama, de retirar o leite, de deglutir e respirar livremente. A aréola do mamilo deve estar macia e acomodada na boca do bebê.
O cuidado com a mama também é fundamental. Não passe nenhum tipo de creme ou óleo nos seios durante a gestação e amamentação. Para evitar rachaduras, não lave os mamilos antes ou depois das mamadas. O próprio leite protege a pele. A mãe deve se alimentar adequadamente, bebendo muito líquido (água, sucos etc). E, como em qualquer situação, procure orientação de um médico, pediatra e especialista quando tiver dúvidas. A falta de informação ou informação errada são as principais causas de uma má amamentação.