A Unimed João Pessoa, em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional Paraíba, promoverá atividade para marcar o Dia Mundial do Diabetes. A ação acontecerá no próximo sábado (14), das 7h às 10h, na antiga associação do BNB, na Praia do Cabo Branco, em João Pessoa.
Aberto ao público, o objetivo do evento é chamar a atenção da população para a importância de adotar hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática de atividade física, para evitar o diabetes, doença que atinge mais de 9 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Já para os portadores da doença, a intenção é mostrar que os cuidados relacionados ao tratamento são fundamentais para viver mais e melhor. Quem tem diabetes deve medir com frequência a glicemia, tomar os medicamentos, exercitar-se e ter bons hábitos alimentares.
SERVIÇOS GRATUITOS
Durante a mobilização, as pessoas poderão verificar a pressão arterial, participar de atividade física, fazer teste de glicemia e, ainda, receber orientação sobre alimentação saudável e outras informações nos estandes montados pela equipe do Setor de Promoção da Saúde da Unimed JP.
ORIENTAÇÕES
A Unimed JP tem um trabalho exclusivo e gratuito para os clientes com diabetes, no Espaço Viver Melhor, no Bairro dos Estados. Trata-se do Grupo de Educação em Saúde que tem o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos portadores da doença, através de orientações repassadas por uma equipe interdisciplinar formada por médico, enfermeira, nutricionista e psicóloga. Para saber mais sobre o GES Diabetes, clique aqui.
AGENDE-SE
DIA MUNDIAL DO DIABETES
Data: sábado (14)
Horário: das 7h às 10h
Local: antiga associação do BNB
Endereço: Praia do Cabo Branco, em João Pessoa
O QUE É O DIABETES?
O diabetes é a elevação de glicose no sangue, levando à hiperglicemia. Neste processo, a ingestão de açúcar não é bem utilizada pelo corpo, gerando diversos sintomas e complicações à saúde do portador. O tratamento precoce é importante para evitar problemas gerados pela doença. O desencadeamento do diabetes tipo 1 é geralmente repentino e pode incluir sintomas como, sede excessiva, perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização, visão embaçada, falta de interesse e de concentração, vômitos e dores estomacais. No diabetes tipo 2, as células são resistentes à ação da insulina. A incidência dessa doença que pode não ser insulinodependente, em geral, acomete as pessoas depois dos 40 anos de idade. Já o diabetes gestacional ocorre durante a gravidez e, na maior parte dos casos, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe. Outros tipos de diabetes são associados a patologias como as pancreatites alcoólicas, uso de certos medicamentos,