A Unimed João Pessoa, através da Secretaria de Promoção da Saúde, discutiu a obesidade no Segundo Encontro sobre Saúde. O evento aconteceu ontem, no Shopping Sebrae, e foi aberto às 8h, pelo Presidente da Cooperativa, Aucélio Gusmão, que enfatizou a importância de iniciativas como essa. “Mais uma vez a Unimed João Pessoa sente-se gratificada em poder promover um evento voltado para todos. A melhor qualidade de vida da sociedade é a nossa maior preocupação”.
A obesidade é uma epidemia, sendo já considerada pela OMS, Organização Mundial de Saúde, como a doença do século XXI. Quanto mais as cidades se urbanizam e os aparelhos ficam cada vez mais confortáveis, mais aumenta a prevalência da obesidade. “Comer de forma correta e praticar atividades físicas são práticas imprescindíveis para a conquista de hábito saudável”, analisou Melcíades Brito, médico endocrinologista, que proferiu a palestra “A importância clínica da obesidade”.
Além de Melcíades Brito, outros quatro profissionais completaram a equipe multidisciplinar no Shopping Sebrae, sendo: Esdras Furtado, médico ortopedista; Regina Monteiro, nutricionista; Lara Guerra, psicóloga e Walter Azevedo, educador físico e professor da Universidade Federal da Paraíba. Eles mostraram diversas maneiras de perder peso e mantê-lo sem prejudicar a saúde, ganhando mais saúde e proporcionando uma qualidade de vida mais satisfatória.
Na primeira palestra, cujo tema foi “Obesidade, uma expressão de si mesmo”, a psicóloga Lara Guerra abordou as causas psicológicas da obesidade e os cuidados que precisam ser tomados. Em seguida, o endocrinologista Melcíades Brito enfatizou as causas e as formas de se tratar a obesidade e o sobrepeso.
“As complicações ósteo-musculares graves, durante a fase adulta, são geradas na infância, pelo simples fato de não ter cuidado a obesidade desde cedo”, comentou o ortopedista Esdras Furtado na palestra “Ortopedia e Obesidade”. A nutricionista Regina Monteiro e o Educador Físico e Coordenador do curso de Educação Física da UFPB, Walter Azevedo, expuseram as causas da obesidade e a relevância de uma alimentação saudável e da prática da atividade física, como forma de tratar o peso excessivo.
Na ocasião, equipe com enfermeiras verificaram a pressão arterial, as taxas de glicemia e mediram o índice de gordura dos participantes.
O intuito do Encontro foi abordar, a partir da exposição da equipe multidisciplinar, todos os ângulos de uma determinada enfermidade. Na ocasião, os participantes apresentaram todas as dúvidas a respeito do tema e foram orientados sobre a melhor maneira de combater o peso excessivo e se livrar das doenças causadas pela obesidade.