Notícias

Unimed JP promove curso de fidelização cooperativista

Publicada em 19/07/2008 às 13h

No mês em que é comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo (4 de Julho), a Unimed JP promoveu um curso de fidelização cooperativista. O evento foi realizado na manhã deste sábado (19), no auditório do Hospital Unimed JP, para um público composto de médicos cooperados e funcionários da Cooperativa. 

A abertura foi feita pelo Secretário de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano, André Pacelli, que durante o discurso falou sobre a importância do cooperativismo no Brasil, sistema que tem, aproximadamente, 6 milhões de pessoas associadas a alguma cooperativa. “O poder do cooperativismo é enorme, levando em consideração que em países do primeiro mundo mais de 30% da população, como no Canadá, são ligadas a uma cooperativa. No Brasil são cerca de 6 milhões, 6% apenas. Por isso, o cooperativismo ainda tem muito o que crescer por aqui”, alertou. 

André Pacelli explicou também sobre a importância da união entre os vários segmentos cooperativistas. “No nosso exemplo, a Unicred, cooperativa de crédito, foi criada por um grupo de médicos da Unimed JP. È importante essa relação entre cooperativas de vários segmentos para fortalecimento do cooperativismo”, disse. 

A coordenadora de Educação Cooperativista da Unimed, Rozevânia Árabe, explicou fidelidade cooperativa como, antes de tudo, um compromisso de cada um com a cooperativa em que faz parte. “È importante sensibilizar as pessoas também, para que conheçam os direitos e os deveres dentro de uma Cooperativa”, explicou. 

Em seguida, foi dado início aos módulos do curso de fidelização cooperativista que foi ministrado pelo presidente da Unimed JP, Aucélio Gusmão. Ele foi dividido em três etapas. No primeiro módulo, intitulado “Marca e seus fundamentos”, Aucélio Gusmão mostrou que a marca identifica os bens e serviços para diferencia - los da concorrência. O presidente da Unimed JP explicou como se dá a percepção de uma marca, quais as características de uma boa marca e quais os benefícios que traz uma marca forte “Uma marca forte remete na mente das pessoas a qualidade do produto”. 

O presidente explicou ainda nesta primeira etapa que as marcas líderes imprimem respeito, tem uma força grande, inspiram confiança. Ele deu exemplo da Unimed JP. “Com a Unimed, estabeleceu-se em João Pessoa que qualquer concorrência tinha que ser de qualidade, já que a marca líder era de qualidade e isso melhorou os serviços de saúde da região”, disse. 

No segundo módulo, Aucélio Gusmão abordou a visão sócio-humanística da fidelidade. Ele conceituou a fidelidade como algo sublime, nobre, que sustenta as sociedades. O presidente da Unimed enfatizou a importância da fidelidade em todos os âmbitos, seja nas relações familiares, no emprego ou na relação com os clientes. Nessa segunda etapa do curso, o presidente da Unimed também abordou outros assuntos, como imagem, virtudes, empatia, conhecimento, sempre relacionando com o tema fidelidade. 

“Não trabalhamos uns para os outros. Mas, uns com os outros”. Com essa frase, Aucélio Gusmão iniciou o último módulo do curso que tratou diretamente sobre o tema do curso: cooperativismo e fidelização. O presidente da Unimed enfatizou a importância do conjunto, do grupo, que, em uma cooperativa, deve ser mais importante do que os objetivos pessoais dos integrantes. Ele explicou que em uma cooperativa é imprescindível algumas características pessoas dos membros, como caráter, integridade, já que em uma cooperativa as pessoas não podem pensar só em ganhar individualmente, mas no conjunto. “Fidelização exige irrevogável visão de conjunto. Deve- se pensar no outro, nunca no Eu apenas”, disse.Segundo ele, as pessoas que fazem parte da Unimed JP devem fidelidade à marca Unimed, aos clientes e aos demais companheiros. 

Ao final do curso, o cooperado Mário Uchoa, um dos participantes, falou sobre quanto é gratificante fazer parte de uma cooperativa, já que o cooperativismo é um sistema que se apoia em princípios de ética e que sempre está voltado para o bem do outro, como ganhar com o outro.

Para o cooperado José Marineth o curso foi importante para sensibilizar os colegas cooperados para a importância da fidelidade com a Cooperativa, que segundo ele, é fundamental para o êxito da Unimed JP. 

O pediatra Cláudio Orestes disse que o curso veio contemplar tanto as pessoas que já fazem parte da Cooperativa, como principalmente os cooperados que estão ingressando recentemente. “È importante aproximar o cooperado da visão de mercado. Assuntos como marca, concorrência é bom sempre estar discutindo”, defendeu.