A Unimed JP tem dado uma lição de cidadania na Paraíba. A Cooperativa, através do seu Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), iniciou no último dia 9 a segunda edição da campanha de conscientização ambiental.
Com o slogan “Unidos Reciclaremos e Protegeremos o Meio Ambiente”, a Unimed JP pretende engajar funcionários da Sede e do Hospital Unimed JP na luta contra o mau uso do meio ambiente e dos resíduos.
Até o final deste ano, o colaborador que arrecadar maior quantidade de resíduos recicláveis (papel, plástico, vidro e metal) receberá uma quantia em dinheiro, referente a 50% de todo o valor obtido com a venda do material arrecadado em toda a Campanha. O segundo maior arrecadador receberá 30% do que for arrecadado e o terceiro colocado, 20%.
Na Central de Reciclagem do Hospital Unimed JP, os resíduos serão separados, pesados e registrados e o funcionário receberá um comprovante da entrega dos materiais. Todo o mês será divulgada uma listagem com a pontuação dos colaboradores participantes da Campanha.
A meta de arrecadação da campanha para este ano são 8 toneladas de resíduos. No ano passado, foram coletados 5,6 toneladas.
VANTAGENS DA RECICLAGEM
Cada 50 quilos de papel usado, transformado em papel novo, evita que uma árvore seja cortada. Pense na quantidade de papel que você já jogou fora e imagine quantas árvores você poderia ter ajudado a preservar.
Cada 50 quilos de alumínio usado e reciclado, evita que sejam extraídos do solo cerca de 5 mil quilos de minério, a bauxita.
Com um quilo de vidro quebrado, faz-se exatamente um quilo de vidro novo. E a grande vantagem do vidro é que ele pode ser reciclado infinitas vezes. Em compensação, quando não é reciclado, o vidro pode demorar 1 milhão de anos para decompor-se.
A reciclagem favorece a limpeza da cidade, pois o morador que adquire o hábito de separar o resíduo dificilmente o joga nas vias públicas. A reciclagem gera renda pela comercialização do material a ser reciclado.
A reciclagem dá oportunidade aos cidadãos de preservarem a natureza de uma forme concreta. Assim, as pessoas se sentem mais responsáveis pelo resíduo que geram.