Em todo o mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas são portadoras de diabetes. Segundo especialistas, até 2025 esse número deve chegar a 380 milhões. Só no Brasil, o problema atinge 7% da população entre 30 e 79 anos.
Se não for tratado adequadamente, com os devidos cuidados especiais que exige, o diabetes pode apresentar diversas complicações e levar à morte. A cada ano, quatro milhões de diabéticos morrem em consequência dos problemas ocasionados pela doença.
Com o objetivo de chamar atenção das pessoas sobre os perigos do diabetes, a Unimed JP realizará atividades de promoção da saúde neste mês de novembro, em especial no dia 14, data em que é comemorado o Dia Mundial do Diabetes.
AÇÕES
Neste dia, uma equipe de profissionais da Cooperativa estará na recepção principal da sede da Unimed JP, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 420, Torre, realizando teste de glicemia capilar nas pessoas que passarem pelo local, durante a manhã, das 8h30 às 11h; e à tarde, das 13h às 16h30. O teste de glicemia identifica possíveis alterações nos níveis de glicemia no sangue. Na ocasião, também serão distribuídos materiais informativos e profissionais da Cooperativa esclarecerão dúvidas das pessoas sobre a doença.
Também dentro das atividades da campanha, as fachadas da sede e do Hospital Unimed João Pessoa serão iluminadas de azul. As ações fazem parte de uma mobilização mundial, promovida anualmente pela International Diabetes Federation (IDF).
O azul foi escolhido para a campanha por fazer referência ao símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU), que reconheceu, em 2006, o diabetes como uma doença que ameaça a saúde mundial. Este já é o sexto ano em que o Hospital Unimed JP participa da mobilização.
DATA
O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A data, 14 de novembro, foi instituída em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo e, desde então, vem mobilizando cerca de 300 milhões de pessoas e instituições públicas e privadas para discussão e elaboração de ações que visem à prevenção e à consequente diminuição dos casos da doença.
Vista como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes, a iniciativa global de conscientização é compartilhada por cerca de 190 associações de diabetes de mais de 150 países.
Este ano, a International Diabetes Federation adotou cinco mensagens para a Campanha do Dia Mundial do Diabetes. A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) realizou uma pesquisa entre os internautas para que eles escolhessem dois assuntos. Os temas escolhidos e adotados pela campanha são: “O diabetes mata uma pessoa a cada 8 segundos” e “O diabetes não discrimina: pode ocorrer em jovens ou idosos; ricos ou pobres; homens ou mulheres”.
ATENÇÃO ESPECIAL
A Unimed JP dispensa uma atenção especial aos clientes portadores de diabetes. Desde 2004, a Cooperativa desenvolve o Programa de Educação Terapêutica em Diabetes, o UniDia. Exclusivo para clientes diabéticos, ele já beneficiou mais de 600 pessoas.
Além disso, a Cooperativa promove palestras educativas sobre o diabetes em empresas parceiras; aborda o tema nos encontros sobre saúde, que são eventos em que especialistas fazem esclarecimentos para clientes e não clientes; e participa de vários eventos internos ou externos com a disponibilização de serviços como teste de glicemia e distribuição de material educativo. Tudo isso para garantir mais qualidade de vida para toda a população, particularmente os clientes.
ENTENDA A DOENÇA
Diabetes mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Quando não tratada adequadamente, pode causar infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, além de outras complicações.
Embora ainda não haja uma cura definitiva para o diabetes, há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o portador.
SINAIS E SINTOMAS
Alguns sintomas, quando aparecem ao mesmo tempo, podem indicar o surgimento do diabetes. Nesse caso, não deixe de consultar seu médico para fazer os exames adequados. Confira abaixo os principais sinais:
- Sede excessiva
- Urinar com frequência
- Aumento da fome
- Perda de Peso
- Cansaço excessivo
- Falta de concentração e interesse em atividades de rotina
- Vômitos e dores de estômago
- Sensação de formigamento ou torpor nas mãos e pés
- Visão embaçada
- Infecções frequentes
- Feridas que demoram para cicatrizar