Quando o oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley decidiu fundar a Unimed João Pessoa, no dia 16 de dezembro de 1971, já havia a preocupação de difundir entre todos os conceitos e princípios cooperativistas, ou seja, a união e o valor entre eles na sustentação do empreendimento. Ao longo do tempo, esses valores foram ainda mais fortalecidos e a responsabilidade social passou a ser um complemento necessário para o desenvolvimento da cooperativa e, em dezembro de 2005, nasceu o Instituto UniGente.
Em quase cinco anos de existência, o UniGente desenvolve 17 projetos e atividades com foco na ocupação e geração de renda, saúde e cidadania, educação e cultura, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado. Alguns são iniciativas exclusivas do instituto; outros são desenvolvidos através de parcerias. Direta ou indiretamente, eles beneficiam mais de 40 mil pessoas.
Um dos projetos do UniGente de inclusão social e geração de renda é o Mosaico, que já existia antes mesmo do instituto ser fundado, mas que foi incorporado por ele. Jovens de comunidades carentes de João Pessoa aprenderam a arte milenar e, agora, funcionam como multiplicadores da técnica. Mas, o mais importante é que, em vez de passar o tempo livre nas ruas, onde ficariam expostos a vários perigos, eles aprenderam um ofício e ainda podem ganhar dinheiro. O futuro, antes incerto, começa a se desenhar com novas perspectivas.
O UniGente também desenvolve o PróRampas, que oferece a garantia de acesso aos portadores de necessidades especiais ao seu ambiente de trabalho e outros ambientes como lojas, cinemas, shoppings, etc. Desde sua criação, em 2007, já foram construídas ou recuperadas cerca de 500 rampas na Capital e em Campina Grande, todas de acordo com os padrões ideais de acessibilidade e segurança.
Segundo o presidente do UniGente, Aucélio Melo de Gusmão, também presidente da Unimed JP e da Unimed Paraíba, não existe pretensão da Unimed João Pessoa de resolver o problema de todos. “Esperamos, apenas, impactar de forma positiva a vida daquelas pessoas que o UniGente conseguir ajudar com os seus projetos”, declarou.
OBJETIVOS DO MILÊNIO
As atividades desenvolvidas pelo instituto de responsabilidade social da Unimed JP são baseadas nos Oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um conjunto de metas que devem ser cumpridos por 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) até 2015. E, neste trabalho, onde o lema “um por todos e todos por um” vira prática, o instituto vai colocando em prática o seu principal objetivo: transformar vidas.
“Esperamos contribuir muito para a diminuição do sofrimento de milhares de paraibanos, além de fortalecer e repassar as metas estabelecidas pela ONU, através dos nossos projetos desenvolvidos”, comentou o presidente da Unimed JP e do UniGente, Aucélio Melo de Gusmão.
RECONHECIMENTO
Toda essa preocupação em proporcionar mais qualidade de vida à população da Capital e da Grande João Pessoa – e agora de toda a Paraíba – já rendeu ao Instituto o reconhecimento nacional e internacional. No Brasil, uma comitiva forma pelo UniGente foi recebida em 2009 pelo vice-presidente da República, José Alencar.
A ONU, entidade respeitada em todo o mundo, também já mostrou que reconhece e acredita no trabalho do Instituto. Prova disso é que a Unimed JP, através do UniGente, foi, em 2007, a primeira cooperativa do Sistema Unimed a assinar o Memorando de Entendimento da ONU, acordo que permite que uma entidade participe dos programas e ações da organização.
No dia 24 de março, o trabalho do UniGente, mais uma vez, extrapolou as fronteiras paraibanas e ganhou repercussão nacional, durante a solenidade de entrega do 3º Prêmio ODM Brasil, em Brasília. A abertura do evento, que reuniu mais de mil pessoas, contou com a apresentação especial do Coral Jovem UniGente. Eles foram muito aplaudidos pelos presentes, entre eles, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.