A tarde desta quinta-feira (6) foi de emoção, alegria e confraternização para os idosos da Vila Vicentina Júlia Freire, na Torre. A diretoria da Unimed João Pessoa entregou os donativos arrecadados na campanha feita para ajudar a instituição.
Com a colaboração de clientes, funcionários e da população foram arrecadadas mais de 1.300 peças entre roupas masculinas e femininas, cobertores e lençóis. Além disso, também foram doados sapatos, travesseiros e outros materiais.
Clique aqui para ver fotos da entrega.
Para o presidente da Unimed JP, Alexandre Magno Pimentel, a entrega do material arrecadado é a materialização de um projeto que segue os princípios do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade - nesse caso para um segmento da sociedade que precisa de mais atenção.
"O cuidado com o próximo sempre esteve presente na trajetória da Unimed João Pessoa. Essa campanha demonstra o envolvimento da Cooperativa com o compromisso social, promovendo ações para atenuar as necessidades de segmentos mais fragilizados da sociedade. Trata-se de uma campanha desenvolvida o ano todo com ações pontuais como essa e outras que são realizadas como Dia das Crianças e Natal”, destacou Alexandre Magno.
Além do presidente, também estiveram no evento a coordenadora de Humanização e Capacitação da Cooperativa, Alexandrina Lopes, e vários colaboradores. Eles aproveitaram o momento para conhecer o trabalho desenvolvido na instituição.
AGRADECIMENTO
Os idosos ficaram comovidos e agradeceram a ação solidária da Cooperativa. De acordo com a vice diretora da instituição, Maria Alice Celeni, moradora da Vila Vicentina, ocasiões diferenciadas - como a que aconteceu - despertam um sentimento forte nos idosos. “Faz com que eles se sintam parte da sociedade”, disse.
Responsável pela Rouparia e Ateliê - lugar onde são consertadas e adaptadas roupas doadas -, Alice aproveitou para parabenizar a Unimed JP pela iniciativa. “Nós vivemos de doações, portanto, tudo o que vier é bem-vindo. Ações como essa fazem a diferença nas nossas vidas. Espero que sirva de modelo para outras instituições”, enfatizou.
A Vila Vicentina atende atualmente 65 idosos, conta com 30 funcionários e alguns voluntários. No local, os idosos dispõem de alimentação, vestimentas, tratamento médicos, fisioterapêutico e psicológico. Por isso, a entidade beneficente depende de doações e da ajuda voluntária. “Precisamos de toda manifestação de solidariedade”, disse Maria das Neves dos Santos, que é voluntária e também faz parte da diretoria da instituição.
O sentimento de partilha e envolvimento foi expressado por Aldaci Dias de Oliveria, 75 anos. "Doações sempre são bem-vindas, não só para mim como para todos na Vila", disse a simpática senhora, que há dois anos mora na instituição por vontade própria. "Aqui temos tudo, desde assistência médica ao lazer", afirmou.
MÚSICA E BRINCADEIRAS
Além da emoção, o encontro foi marcado por muita música e brincadeiras. O grupo Menestréis da Tarde, formado por colaboradores voluntários da Cooperativa, fez uma apresentação especial com músicas cristãs para os idosos acamados.
Já o Coral Jovem Unimed JP animou o evento cantando canções de Luiz Gonzaga e Roberto Carlos. "Foi um afago para a alma. Um belíssimo repertório", disse Suerdi Brito, voluntária e coordenadora de um projeto de extensão da UEPB que cuida da memória fotográfica da Vila Vicentina.
O grupo de palhaços Uniamigos da Alegria, que desenvolve um trabalho com crianças internas no Hospital Alberto Urquiza Wanderley e também é formado por voluntários da Unimed JP, proporcionou momentos de descontração. A visita foi encerrada com um delicioso lanche oferecido pelos idealizadores da ação aos participantes.
A campanha realizada pela Unimed JP, através da coordenação de responsabilidade socioambiental, teve início no dia 11 de junho e foi encerrada no dia 31 de julho. Durante esse período, foram instalados postos de coleta em várias unidades da operadora.