Imagine uma Paraíba sem miséria, com grávidas saudáveis, qualidade de vida e respeito ao meio ambiente. Pode parecer difícil,mas isso é algo que pode ser conseguido com o plantio de apenas uma sementinha por pessoa. Sementinha essa que o embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, Jorge Chediek, tem conseguido transformar em muitos frutos. À frente da instituição há mais de 20 anos, Chediek vem mobilizando o mundo para causas sociais e igualdade econômica.
Exemplo que deve ser seguido e que a Unimed João Pessoa faz questão de reconhecer. Por isso, a Cooperativa aproveitou a visita do embaixador Jorge Chediek à Paraíba para homenageá-lo com a entrega de uma comenda. A homenagem também foi estendida à representante-residente para programas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no Brasil, Maristela Marques Baioni, que também é coordenadora da Unidade de Governança Democrática e Combate à Pobreza. A solenidade foi realizada nesta quarta-feira (21), às 20h, na Gracejos Recepções, na Torre, em João Pessoa.
Além do presidente da Unimed JP, Aucélio Melo de Gusmão, do embaixador Jorge Chediek e de Maristela Baioni, participaram da mesa de abertura o secretário Nacional de Políticas Institucionais da Presidência da República, Wagner Caetano; o secretário de Planejamento e Gestão do governo do Estado, Gustavo Nogueira, representando o governador em exercício, Rômulo Gouveia; o deputado estadual José Aldemir, representando a Assembleia Legislativa da Paraíba; a representante do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Diva Vieira; o promotor de Defesa dos Direitos do Consumidor, Gualberto Bezerra, representando o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro; e a reitora do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), Ana Flávia Pereira.
“É com muita satisfação que a Unimed JP e o Instituto UniGente protagonizam a primeira visita à Paraíba do embaixador da ONU. Isso mostra que estamos no caminho certo da promoção das ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)”, declarou Aucélio Gusmão.
DATA ESPECIAL
A entrega da comenda não poderia ser feita em uma data mais especial: Dia Internacional da Paz. “É muito bom estar aqui neste dia propício para discutir, justamente, ações que viabilizem a paz mundial”, afirmou Chediek.
Segundo ele, não é sacrifício para ninguém realizar uma ação, por menor que seja, pelo bem do próximo. “É possível tornar realidade os ideais socioeconômicos. Basta cada um fazer um pouquinho. Se a Paraíba, através de suas políticas públicas, mostra que pode, então nós todos podemos”, finalizou.
SEMINÁRIO ESTADUAL
A iniciativa precedeu o seminário estadual de lançamento do 4º Prêmio ODM Brasil, que está sendo realizado desde as 9h desta quinta-feira (22), no auditório do Unipê. Transmitido em tempo real pelo portal do Movimento Nós Podemos Paraíba, o evento se estenderá até as 14h30.
Na ocasião, Jorge Chediek e Maristela Baioni receberão a Medalha Cidade de João Pessoa, concedida pela Câmara Municipal. A programação do seminário inclui também a apresentação das categorias e regulamento para participação no Prêmio ODM Brasil, criado para estimular práticas que contribuam para o Brasil alcançar os Objetivos do Milênio. As inscrições são gratuitas e terminam no dia 31 de outubro.
Além disso, será feita a entrega de certificados aos vencedores do 2º Prêmio Paraíba Abraça ODM, uma versão estadual da premiação nacional concedida aos paraibanos que contribuem para a transformação da sociedade, com foco nos Objetivos do Milênio.
RUMO AOS ODM
Durante o seminário, haverá ainda a assinatura do Memorando de Entendimento do Pnud pelo governo da Paraíba e apresentação da estrutura e estratégias do Movimento Nós Podemos Paraíba e do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.
O seminário está sendo realizado pelo governo federal, Pnud, Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e pelo Movimento Nós Podemos Paraíba, que integra mais de 70 empresas e instituições dos mais diversos ramos de atuação no Estado, a exemplo da Unimed JP e do Instituto UniGente.
METAS DO MILÊNIO
Os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, também conhecidos como 8 Jeitos de Mudar o Mundo, são metas socioeconômicas estipuladas em 2000, durante uma reunião entre 191 países membros da ONU, e que devem ser alcançadas até 2015. Veja, abaixo, quais são os oito ODM:
1º - Erradicar a extrema pobreza e a fome
2º - Atingir o ensino básico universal
3º - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4º - Reduzir a mortalidade infantil
5º - Melhorar a saúde materna
6º - Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7º - Garantir a sustentabilidade ambiental
8º - Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento