Os paraibanos poderão, em breve, congelar as células-tronco do cordão umbilical para eventual tratamento de doenças sem precisar sair do Estado. O procedimento só será possível graças a uma parceria entre a Unimed João Pessoa e o Criovida, primeiro Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário da América Latina a obter a certificação internacional ISO 9001.
A parceria será oficializada nesta segunda-feira (17) durante a palestra “A criopreservação de células-tronco hematopoiéticas do sangue do cordão umbilical”, que será realizada no auditório do Hospital Unimed JP, às 20h. As ministrantes serão a hematopatologista do Criovida, Patrícia Fisher da Cruz, e a bióloga Paula Alexandra da G. M. Rios, coordenadora do Banco. Elas explicarão os benefícios da terapia celular e o os cuidados que os profissionais devem ter durante o procedimento.
A palestra tem como público-alvo os pediatras e os ginecologistas e obstetras que são cooperados da Unimed JP. Os interessados em participar devem confirmar a presença pelo telefone 2106-0205. As vagas são limitadas.
COMO FUNCIONARÁ
Assim que for implantado o serviço, as mulheres poderão escolher se querem ou não congelar as células-tronco do cordão umbilical. Caso desejem, profissionais especializados farão a coleta durante o parto (normal ou cesariana). A coleta não interfere nos procedimentos normais do parto e não causa riscos para a mãe e nem para o recém-nascido.
O material será devidamente identificado e acondicionado em uma maleta térmica, com temperatura controlada. O kit será imediatamente encaminhado para armazenamento no Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário, que fica em Belo Horizonte (MG).
CÉLULAS-TRONCO
As células-tronco são células especiais, auto-renováveis, que têm a capacidade de se transformar em células específicas de diferentes tecidos ou órgãos do corpo humano. Por isso, representam uma chance de cura para doenças como Alzheimer, Mal de Parkinson, diabetes, câncer, distrofia muscular, entre outras.
Alguns estudos sugerem também que elas podem ajudar no tratamento de doenças hepáticas, ósseas e neurais, além de facilitar o processo de recuperação dos transplantes da medula-óssea, diminuindo o risco de contaminação e de rejeição do órgão.
CONTATO
O Criovida mantém um escritório de apoio em João Pessoa. Os telefones são 3224-3475, 9131-6846 e 9131-6881. Quem quiser entrar em contato com a sede, em Belo Horizonte, deve ligar para o telefone (31) 3228-6200 ou 0800-281-4141 (ligação gratuita).