• Início
  • Notícias
  • Unimed JP fará teste de capacidade respiratória em fumantes segunda

Notícias

Unimed JP fará teste de capacidade respiratória em fumantes segunda

Publicada em 25/08/2011 às 00h

Unimed JP fará teste de capacidade respiratória em fumantes segunda

Na próxima segunda-feira (29), será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Nesta data, a Unimed JP participará de ações de promoção da saúde, promovidas pela Associação Médica da Paraíba, para alertar os fumantes sobre perigos desse vício. 

As ações ocorrerão no Busto de Tamandaré, na praia do Cabo Branco. A equipe da Coordenação de Promoção de Saúde da Unimed JP fará testes de capacidade respiratória em fumantes e ex-fumantes nas tendas que serão montadas no local.

O exame, chamado de Espirometria, é simples, rápido e indolor e capaz de detectar a real capacidade respiratória das pessoas, sejam elas fumantes ou não. A análise será realizada gratuitamente. Basta apenas que os interessados procurem as equipes de saúde que ficarão posicionadas na praia do Cabo Branco.

As pessoas que fizeram o teste e que o resultado for abaixo da média aceitável para o exame foram orientadas a procurar um pneumologista.

Além do exame, a Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP distribuirá material informativo sobre os danos causados pelo cigarro ao organismo.

 

A campanha educativa será realizada pela Unimed através da Coordenação de Promoção da Saúde e Instituto UniGente. Combater a malária, a aids e outras doenças é um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), um conjunto de metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser cumpridas até 2015 por 191 países, inclusive o Brasil.

CAMINHADA

As atividades de promoção da saúde que ocorrerão no Dia Nacional de Combate ao Fumo terão início às 7 horas da manhã com uma caminha.

As pessoas partirão do Hotel Tambaú em direção ao Busto de Tamandaré. Neste local serão montadas tendas onde serão realizados os testes e distribuídos os materiais educativos.

Todas as atividades promovidas para chamar atenção sobre os malefícios do cigarro para a saúde são abertas ao público em geral. 

FATOR DE RISCO

Dos cerca de 1,25 bilhões de fumantes no mundo, mais de 30 milhões são brasileiros. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O fumo é responsável por 90% dos casos de câncer de pulmão e está ligado à origem de tumores malignos em oito órgãos (boca, laringe, pâncreas, rins e bexiga, além do pulmão, colo do útero e esôfago).

Dos seis tipos de câncer com maior índice de mortalidade no Brasil, metade (pulmão, colo de útero e esôfago) tem o cigarro como um de seus fatores de risco.

Além disso, o cigarro é responsável por 30% dos casos de infarto do miocárdio, 85% das doenças pulmonares e a cada 100 casos diagnosticados de câncer no pulmão, 90 estão relacionados ao consumo da droga.