A Unimed JP realizará testes gratuitos de capacidade respiratória em todas as pessoas que compareceram à sede da Cooperativa, nos dias 27 e 30 deste mês. A ação, programada para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo (29 de agosto), será realizada das 8h às 11h e 14h às 16h. Na ocasião, também serão distribuídos informativos sobre o assunto.
A iniciativa está sendo promovida pela Coordenação de Promoção da Saúde da Unimed JP, que tem como prioridade prevenir doenças por meio de ações educativas e de atividades que possibilitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Criado em 1987 pelos estados membros da Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial sem Tabaco tem como objetivo mobilizar e atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e sobre as doenças e mortes evitáveis a ele relacionadas.
Considerada a principal causa de morte evitável no mundo, o tabagismo leva a óbito 4,9 milhões de pessoas anualmente no planeta. Aliás, cerca de 10 mil indivíduos morrem por dia todos os anos em consequência de doenças relacionadas ao tabaco.
REALIDADE DO TABACO
A fumaça do tabaco (cigarros, charutos, cachimbo), que polui ambientes fechados, é cancerígena. O fumante traga 4.700 substâncias e destas, 400 despejadas da ponta do cigarro para o ambiente são muito tóxicas, como a nicotina, a amônia e o benzeno. No ar, algumas destas substâncias ficam em concentrações maiores que na fumaça tragada, porque o que sai da ponta do cigarro não passa pelo filtro. A amônia, por exemplo, sai com concentração 791 vezes maior.
O pneumologista Sebastião Costa, cooperado da Unimed JP, explica que o tabagismo é uma doença crônica, causada pela dependência do tabaco, e que os produtos derivados do tabaco, especialmente os cigarros, são construídos para criar e manter dependência química nos consumidores.