Cerca de 2,3 bilhões de adultos vão estar com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos em 2015, segundo projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. O excesso de peso acomete 40% da população brasileira, em todas as faixas etárias. Hoje, o índice de crianças brasileiras com sobrepeso já chega a 15%.
O excesso de peso aumenta o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alto, entre outras. Para alertar as pessoas sobre esses problemas ocasionados pelo excesso de peso foi instituído 11 de outubro como o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.
Na Capital paraibana, a Unimed João Pessoa promoverá, das 6h às 10h, na Praia do Cabo Branco, no final da Avenida Beira-Rio, uma ação de promoção da saúde. No local a equipe interdisciplinar da Promoção da Saúde da Cooperativa, formada por enfermeiro, nutricionista, educador físico estará orientando as pessoas sobre hábitos de vida que contribuam para manter o peso sob controle.
No local serão realizados teste de glicemia, verificação de pressão arterial, distribuição de material com informações sobre saúde e qualidade de vida. As pessoas que estiverem no local também poderão fazer uma atividade física que será conduzida pela educadora física da Promoção da Saúde.
GRUPO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
A Unimed João Pessoa mantém, permanentemente, um trabalho voltado para os clientes que queiram manter o peso sob controle. É o Grupo de Educação em Saúde para Equilíbrio do Peso.
Por meio de reuniões, conduzidas por uma equipe interdisciplinar, formada por nutricionista, enfermeira e psicóloga, os cliente recebem orientações sobre como fazer para perder peso e mantê-lo sob controle para reduzir doenças causadas pelo excesso de peso.
A iniciativa é gratuita. As atividades são realizadas no Viver Melhor-Espaço de Saúde e Bem-Estar, no Bairro dos Estados. Para se inscrever, os clientes devem ligar para telefones 3506-8600 e 3506-8700, enviar e-mail para [email protected], ou pela internet no canal do Viver Melhor (clique aqui). Outra opção é comparecer, pessoalmente, ao Espaço Viver Melhor, que fica na Avenida Piauí, 445, no Bairro dos Estados. Todas as atividades de promoção da saúde são realizadas no Viver Melhor.
ESTILO DE VIDA
O estilo de vida sedentário, as refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar se refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias. Hoje, o índice de crianças brasileiras com sobrepeso já chega a 15%.
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais.
Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são e portadoras de sobrepeso.