A Unimed João Pessoa está preparada para atender a possíveis casos do novo coronavírus (Covid-19). A Gestão de Serviços Hospitalares adotou protocolos no Hospital Alberto Urquiza Wanderley para garantir o atendimento, de forma segura, para os clientes, cooperados, colaboradores e visitantes.
Além disso, todas as outras unidades de atendimento da Cooperativa - Hospital Moacir Dantas, Núcleo de Atenção à Saúde Sul (NAS-Sul), Viver Melhor, Viver Mais e Unidade Guarabira - possuem fluxo definido para atendimento de casos suspeitos. Essas providências seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde.
O gestor de Serviços Hospitalares, Norberto de Castro Nogueira Filho, informou que a Unimed João Pessoa está em contato permanente com as secretarias Estadual e Municipal da Saúde para que qualquer alteração de protocolo seja imediatamente colocada em prática.
A Unimed João Pessoa criou, ainda, uma comissão especial para o gerenciamento de casos de Covid 19.
SEGURANÇA
Norberto Nogueira explicou que o plano de contingência do Hospital Alberto Urquiza prevê uma série de ações para manter o fluxo de atendimento organizado e eficiente na triagem, diagnóstico e tratamento.
Desde janeiro, o hospital disponibilizou no totem da classificação de risco - sistema utilizado para fazer a triagem dos pacientes na urgência e emergência - a opção para informar viagem recente ao exterior. Quando o paciente indica essa situação, o plano de contingência é acionado.
Diariamente, as equipes de atendimento estão sendo orientadas por médicos e enfermeiros especializados em infecção hospitalar.
ESTRUTURA
A estrutura do Hospital Alberto Urquiza também já foi preparada. “Isolamos áreas para o atendimento e, se for necessário, ampliaremos”, disse Norberto Nogueira. Ele informou que apenas procedimentos inadiáveis serão realizados. “Cirurgias eletivas para casos que possam esperar e que exijam um maior tempo de internação não serão feitas, conforme recomendam o Ministério da Saúde e a OMS. Tudo isso é para garantir a segurança”, esclareceu.
A orientação é que casos de coronavírus sem gravidade sejam tratados em casa. Somente nas situações graves haverá internação em hospitais. Se a pessoa apresentar algum sintoma, mas não tiver estado em lugares ou com alguém com casos confirmados, a orientação é procurar o consultório médico. “No consultório, o atendimento será mais tranquilo do que na urgência de um hospital”, lembrou.
NOTÍCIAS FALSAS
Norberto Nogueira alertou as pessoas para que fiquem atentas a notícias falsas. Esta semana, chegou a circular em grupos de WhatsApp que o Hospital Alberto Urquiza teria um caso confirmado e estaria “abafando”.
Ele disse que qualquer divulgação sobre casos do coronavírus na Paraíba será centralizada na Secretaria Estadual da Saúde. “Não acreditem nessas notícias, que contribuem apenas para disseminar pânico, citando inclusive que são informações divulgadas pela nossa equipe. Isso não procede. Aguardem os órgãos oficiais se pronunciarem”, afirmou.