Publicada em 09/06/2005 às 09h59
A Unimed JP voltou a recolher desde quarta-feira (8) novas assinaturas de apoio à candidatura de João Pessoa a Capital Brasileira da Cultura 2006, projeto nacional idealizado pela ONG CBC. A Cooperativa instalou três postos de coleta: dois na sede (recepção e Departamento de Atendimento ao Cooperado) e um na recepção principal do Hospital Unimed JP. A campanha de recolhimento de assinaturas, promovida pela prefeitura de João Pessoa, estava prevista para terminar em 31 de maio, mas foi prorrogada até terça-feira, 14.
As assinaturas estão sendo recolhidas com a intenção de influenciar na decisão do comitê julgador que vai escolher a Capital Brasileira da Cultura. Ele é formado por integrantes do Ministério da Cultura, da ONG CBC e de outros segmentos da cultura nacional.
A expectativa é que a conquista do título de Capital da Cultura dê maior visibilidade nacional a João Pessoa, colocando a cidade como centro de realizações e eventos de atividades culturais que irão estimular e ampliar a produção artística local. A prefeitura acredita, ainda, que ele será um instrumento de inclusão social e promoção do turismo sustentável, repercutindo diretamente na economia do município.
Páreo difícil
O páreo está difícil. João Pessoa disputa o título com Olinda (PE) e Salvador (BA), duas cidades de grande expressividade histórico-cultural no Brasil. Para garantir a vitória, a meta da prefeitura é dobrar o número de assinaturas de apoio à Capital. Até 31 de maio, em apenas 8 dias de mobilização, 12.723 pessoas haviam assinado a lista de adesão, que foi encaminhada à sede da ONG CBC, em São Paulo.
De acordo com informações da Secretaria de Comunicação do Município (Secom), 45 prefeituras da Paraíba, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão também já formalizaram o apoio à candidatura de João Pessoa à Capital Brasileira da Cultura. A divulgação do nome da cidade vencedora está prevista para 30 de junho. (Com informações da Secom)