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Unimed JP está entre os melhores planos do país na avaliação da ANS

Publicada em 13/10/2017 às 16h

 Unimed JP se destacou nas ações de promoção da saúde: Grupo Mãe e Bebê é uma das iniciativas Unimed JP se destacou nas ações de promoção da saúde: Grupo Mãe e Bebê é uma das iniciativas

A Unimed João Pessoa está entre as melhores operadoras do país. A avaliação é da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com base no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que avalia a qualidade dos planos de saúde do Brasil.

No IDSS 2017, ano-base 2016, a nota geral da Unimed JP foi 0,7888, em uma pontuação que varia de 0,00 a 1,00. O desempenho da Cooperativa melhorou em relação ao IDSS 2016, quando a nota geral foi 0,751. Com o resultado, a Unimed JP permanece em uma das mais altas faixas da avaliação, que são cinco ao todo: 0,00 a 0,19; 0,20 a 0,39; 0,40 a 0,59; 0,60 a 0,79; e 0,80 a 1,00.

O IDSS é composto por quatro dimensões: Garantia de Acesso, Gestão de Processos e Regulação, Qualidade em Atenção a Saúde e Sustentabilidade no Mercado. Cada dimensão é formada por vários indicadores.

A Unimed JP se destacou, principalmente, nos programas de promoção da saúde e na garantia do acesso aos serviços. Nos indicadores relacionados a essas questões, a Cooperativa obteve a nota máxima: 1,00.

Com 45 anos de atuação no segmento de saúde suplementar, a Unimed JP é a maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Atualmente, conta com aproximadamente 1,7 mil médicos cooperados. A rede de atendimento é a maior e mais completa do segmento privado no Estado.

ESCOLHA

O IDSS é um dos componentes do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar. Ele é importante para o consumidor que precisa contratar novos planos ou saber como estão sendo avaliados os serviços da operadora contratada.

A ANS recomenda a quem for contratar um plano consultar o índice, comparar os desempenhos e, com base nele, escolher a operadora com melhor avaliação.

DIMENSÕES

Veja o que contempla cada uma das quatro dimensões estabelecidas pela ANS:

- Qualidade em Atenção à Saúde: avalia o conjunto de ações que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos clientes, com ênfase na promoção, prevenção e assistência prestada.

- Garantia de Acesso: nesta dimensão, a ANS leva em consideração as condições relacionadas à rede assistencial. Ou seja, avalia a oferta de rede de prestadores.

- Gestão de Processos e Regulação: avalia o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais exigidas pela ANS.

- Sustentabilidade no Mercado: monitora a sustentabilidade da operadora, considerando o equilíbrio financeiro, mas levando em consideração também a satisfação do cliente e o compromisso com os prestadores.