A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu que a cobrança do reajuste anual e por faixa etária dos planos de saúde, que havia sido suspensa no ano passado, será diluída em 12 meses, a partir de janeiro. O anúncio gerou expectativa entre os beneficiários a respeito do valor.
Para facilitar a compreensão, a Unimed João Pessoa está disponibilizando um relatório para os seus beneficiários, onde detalha como fica a aplicação do reajuste definido pela ANS para aqueles que se enquadram nas regras do reajuste suspenso.
O relatório está disponível na área de acesso exclusivo dos clientes no Portal Unimed JP: www.unimedjp.com.br/cliente. Após acessar a página, basta localizar o quadro “Recomposição de Reajuste” e clicar que o relatório será gerado. A página é intuitiva e de fácil acesso.
ENTENDA O CASO
No dia 21 de agosto do ano passado, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu as cobranças de reajuste anual e por faixa etária dos planos de saúde por um período de 120 dias – setembro a dezembro - em razão da pandemia de covid-19. Em novembro, a agência divulgou como deve ser feita a recomposição desse reajuste, que é referente a 2020.
De acordo com a ANS, a recomposição será parcelada em 12 meses, com cobrança a partir deste mês, com percentual máximo anual de 8,14%. Para os reajustes por faixa etária, prevalece o percentual previsto no contrato.
Todas as operadoras de planos de saúde precisaram se organizar para explicar aos clientes como fica a recomposição - que não afeta a correção de valores anual e por faixa etária de 2021 - e fazer as respectivas cobranças.