• Início
  • Notícias
  • Unimed JP discute desenvolvimento da criança em encontro no João XXIII

Notícias

Unimed JP discute desenvolvimento da criança em encontro no João XXIII

Publicada em 13/09/2010 às 16h

Especialistas esclareceram dúvidas sobre as transformações nas crianças Especialistas esclareceram dúvidas sobre as transformações nas crianças

Quando o assunto é o crescimento dos filhos, os pais são quase unânimes em afirmar “que o tempo passa rápido”, não é mesmo? Porém, para que esse desenvolvimento ocorra de forma saudável física e psicologicamente, a Unimed JP reuniu, no último sábado (11), mais de 100 pais, professores, diretores e funcionários do Instituto João XXIII – além de estudantes de pedagogia da Universidade Vale do Acaraú (UVA) – para discutir o assunto e desmistificar algumas questões que insistem em atrapalhar o processo.

O evento, realizado no auditório do Instituto João XXIII, no Roger, foi iniciado às 8h, com orações e um momento de acolhimento, coordenados pela Irmã Maria dos Anjos, diretora pedagógica da instituição. “Gostaria muito de agradecer a disponibilidade da Unimed JP, que possui um trabalho tão bonito de promoção da saúde e, ainda, se propôs a nos ajudar sem querer nada em troca”, agradeceu a Irmã.

Após as orações, a coordenadora de Educação e Logística e facilitadora de grupo da Unimed JP, Ercília Nunes, coordenou um momento de acolhimento com todos os participantes. “Será que nós, pais e educadores, estamos respeitando o espaço dos nossos filhos? É importante refletir sobre isso, pois são as nossas atitudes que determinarão a educação deles”, questionou Ercília Nunes.

Na sequência, a endocrinologista Vanessa Borba, ministrou a palestra “Crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente”. Durante a apresentação, a médica enfatizou a importância do leito materno e as transformações no corpo das crianças e dos adolescentes. “Se até a turma da Mônica passa por várias fases, por que nossos filhos e alunos ficariam de fora?”, brincou a médica.

“Essas fases precisam ser acompanhadas de perto pelos responsáveis, para que a criança não termine virando um adulto trancado e difícil”, complementou a psicóloga do João XXIII, Socorro Lira, durante a palestra “O desenvolvimento emocional da criança e do adolescente”.

A apresentação, que sucedeu a palestra da médica Vanessa Borba, contou ainda com a participação da psicóloga Livânia Guimarães, que também faz parte da equipe de psicólogos do colégio. “Se as necessidades da criança são satisfeitas, a criança desenvolve o sentimento de confiança básica, mesmo que os pais não possam estar presentes 24 horas por dia”, enfatizou Livânia Guimarães.

SEGUNDO MOMENTO

Após um intervalo, a programação do encontro teve continuidade às 10h, com uma atividade de alongamento e descontração. Ela foi coordenada pela educadora física Tatiana Petrucci, do Instituto João XXIII.

Em seguida, a psicóloga da Unimed JP, Lara Guerra abordou a relação entre limite e cidadania, durante a palestra “Conversando sobre os limites na formação de cidadãos”. Segundo a psicóloga, dar limites não significa impor decisões e pensamentos. “E nem, muito menos, gritar. Equilíbrio é a palavra-chave”, alertou Lara Guerra.

Durante o evento, os participantes também puderam conhecer melhor como escolher uma alimentação saudável para ajudar no desenvolvimento da criança e do adolescente. “Estamos acostumados a comer apenas no que gostamos, mas podemos pensar a alimentação como nosso combustível. Por isso, é importante priorizar a qualidade na alimentação", explicou a nutricionista. "Na hora de fazer as compras, comece pelas frutas e verduras e se preocupem com qualidade e não com quantidade”, concluiu Regina Monteiro.

Por fim, os participantes esclareceram dúvidas com os especialistas sobre os assuntos abordados durante toda a manhã.

PROMOÇÃO DA SAÚDE

O encontro no Instituto João XXIII faz parte das ações de promoção da saúde da Unimed JP, que tem como finalidade prevenir doenças por meio de ações educativas e de atividades que possibilitem a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Promovidas gratuitamente, os eventos em empresas parceiras da Cooperativa são ações permanentes da Coordenação de Promoção da Saúde. Para solicitá-las ou para obter mais informações, basta ligar para o telefone 2106-0714, ou enviar e-mail para [email protected].