Publicada em 15/08/2006 às 09h47
A implantação do padrão de Troca de Informações em Saúde Suplementar (TISS) na Unimed JP, determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) através da resolução normativa nº 114/2005, possibilitará benefícios para a Cooperativa e os seus prestadores (veja quadro abaixo). A avaliação é da Diretoria Executiva (Direx).
De acordo com a resolução, são obrigados a implantar a TISS todas as operadoras e prestadores de serviços de saúde, independentemente de tipo, porte ou de qualquer outra segmentação. A Lei nº 9.961/2000 prevê uma multa de R$ 5 mil por dia para quem descumprir esta determinação.
Na Unimed JP, a implantação da TISS em toda a rede credenciada está condicionada à conclusão da substituição do sistema de identificação de clientes POS pelo Finger. Por conta disso, a Unimed JP deu um prazo até 21 de setembro para que todos os prestadores façam a mudança. A partir desta data, o POS será definitivamente desativado e quem não tiver implantado o Finger corre o risco de ficar sem receber a produção médica.
INFORMATIZAÇÃO
A instalação do Finger exige que o local de atendimento do prestador esteja informatizado. Para facilitar este processo, a Unimed JP firmou uma parceria com a empresa Compunet, que está oferecendo condições especiais para a informatização.
Os computadores disponibilizados são de última geração, estão sendo vendidos a preços abaixo do mercado e podem ser financiados com uma taxa mensal de 1,69% ao mês com desconto direto na produção médica.
A Compunet está atendendo os cooperados de segunda a sexta, das 8h ao meio dia e das 13h às 17h, em uma sala ao lado da Secretaria Geral da sede. Informações pelo telefone 2106-0656.
BENEFÍCIOS DA TISS
- Aprimoramento da comunicação entre prestadores de serviço e operadores de plano de saúde;
- Redução do uso de papel, agilizando o acesso do beneficiário aos serviços de saúde;
- Obtenção fácil de informações para estudos epidemiológicos e definição de políticas em saúde;
- Favorecimento na realização de análise de custos e benefícios de investimentos na área de saúde;
- Possibilidade de comparações e análises de desempenho institucional com implicações na otimização de recurso e aumento da qualidade da assistência à saúde e da gestão.