O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias. A cada tragada são inaladas mais de 4 700 substâncias tóxicas. Entre elas, três são consideradas as piores.
A primeira é a nicotina, que provoca dependência e chega ao cérebro mais rápido que a temida cocaína, estando associada aos problemas cardíacos e vasculares (de circulação sanguínea). A segunda é o monóxido de carbono (CO), aquele mesmo que sai do cano de escapamento dos carros. Ele combina com a hemoglobina do sangue (responsável pelo transporte de oxigênio) e acaba reduzindo a oxigenação sanguínea no corpo.
Para alertar as pessoas sobre os malefícios provocados à saúde pelo tabagismo, a Unimed JP está realizando nesta quinta-feira (31), Dia Mundial sem Tabaco, diversas ações, na recepção da sede da Cooperativa.
O empresário Marcos Nascimento, 38 anos, fumante há 15 anos, foi uma das pessoas beneficiadas com as ações de Promoção da Saúde da Unimed JP. O empresário fez o teste de capacidade respiratória (espirometria), recebeu orientações sobre como parar de fumar e contou um pouco sobre sua relação com o cigarro.
\"Quando eu era pequeno minha mãe pedia para eu ascender o cigarro para ela. Foi assim que eu tive curiosidade de fumar. Fumava escondido, depois ela descobriu. No entanto, ela não se sentia à vontade para reclamar\", relatou. Quando questionado sobre se já tentou parar de fumar, o empresário explica que ainda não tem vontade, mas sabe que é necessário. \"Já cheguei a diminuir a quantidade de cigarros, mas com o estresse do dia-a-dia acabo voltando a fumar muito. Tenho certeza que no futuro, quando eu quiser, eu consigo parar de fumar\", afirma.
A esposa do empresário, a recepcionista Teresa Cristina Nóbrega dos Nascimento, 40 anos, espera que o marido tenha logo vontade de parar de fumar. \"Eu e meu bebê de dois meses temos problemas alérgicos em decorrência do cigarro. Meu esposo não fuma dentro de cassa, mas fica com o cheiro da fumaça, que acaba nos fazendo mal. Não fico no pé dele, insistido para parar porque acho que é pior. Acho que a vontade de parar deve partir da pessoa\", disse.
Além do teste de espirometria, as pessoas que passarem pela recepção principal da Cooperativa poderão conferir uma exposição com imagens impactantes sobre os prejuízos à saúde causados pelo cigarro. Também estão sendo distribuídos materiais educativos sobre tabagismo.
As atividades referentes ao Dia Mundial sem Tabaco na Unimed JP, organizadas pela Secretaria de Promoção da Saúde da Cooperativa, tiveram início às 8 horas desta quinta-feira e serão realizadas até as16h. As ações são abertas ao público em geral, ou seja as pessoas que não são clientes podem participar gratuitamente do evento.
DEPENDÊNCIA
É por causa da ação do CO que alguns fumantes ficam com dores de cabeça após passar várias horas longe do cigarro. Nesse período de abstinência, o nível de oxigênio circulando pelo corpo volta ao normal e o organismo da pessoa, que não está mais acostumado a esse \"excesso\", reclama por meio das dores de cabeça. A terceira substância tida como grande vilã é o alcatrão, que reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio.
Todo câncer relacionado ao fumo - como na boca, laringe ou estômago - tem alguma ligação com o alcatrão. A união desse poderoso trio de substâncias na composição do cigarro só poderia tornar o produto extremamente nocivo à saúde. Para se ter uma idéia, 90% dos casos de câncer de pulmão - a principal causa de morte por câncer entre os homens brasileiros - estão ligados ao fumo.
SEM TABACO
Neste ano, o tema central do Dia Mundial sem Tabaco é \"Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta\", e visa alertar sobre os danos do cigarro não só para com o ser humano mas, também, para o meio ambiente.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) vê a indústria tabagista como causadora de um impacto negativo ao planeta e criou a frase: \"O cigarro não combina com a saúde do planeta. Nem com a sua\".
BENEFÍCIOS
Fumantes que abandonam o cigarro sentem benefícios na saúde em poucos dias. Parar de fumar em qualquer momento, em qualquer circunstância, é sempre um ganho para a saúde e a qualidade de vida do fumante. Viver sem o cigarro é sempre a melhor opção a ser feita.
Em pouquíssimo tempo o organismo de quem para de fumar já começa a apresentar sinais de recuperação. Em apenas 20 minutos sem o cigarro, a pressão arterial e a pulsação voltam ao normal. Após 2 horas sem dar nenhuma tragada não há mais nicotina no sangue.
Em 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza. Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já sente melhor o gosto da comida.
Após 72 horas a respiração se torna mais fácil, a circulação e a disposição em geral melhoram. Após 1 ano, o risco de infarto do miocárdio se reduz à metade e após 5 a 10 anos sem fumar o risco de sofrer infarto será igual ao de quem nunca fumou.