A Unimed JP está de parabéns. Hoje a Cooperativa completa 34 anos de fundação com uma certeza: é uma empresa sólida e que esta atenta às necessidades dos seus clientes e dos seus médicos cooperados. A maior operadora de planos de saúde da Paraíba e uma das importantes do Norte-Nordeste escolheu como um dos seus mais novos desafios implantar um programa de responsabilidade social, que será executado e coordenado pelo Unigente- Instituto de Responsabilidade Social.
A Cooperativa possui hoje cerca de 1.400 médicos cooperados e quase 1.300 colaboradores. Sua carteira de clientes é formada por aproximadamente 110 mil. Para chegar a estes números, a Unimed JP investiu em capacitação dos seus médicos, ampliou sua rede de atendimento e construiu uma dos mais modernos hospitais do Nordeste - O Hospital Unimed JP, que hoje está consolidado como um centro referência em transplantes de fígado e coração, além de outros procedimentos complexos.
A trajetória da Unimed JP teve início em 1971, após um intenso trabalho de convencimento da classe médica paraibana, que teve como líder o oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley.
O começo, no entanto, foi difícil. Para fundar a Cooperativa, Urquiza, que faleceu em agosto de 1987, precisava da adesão de, no mínimo, 20 médicos. De porta em porta nos consultórios, conseguiu convencer 18 companheiros. Com um pouco mais de esforço chegou à quantidade mínima obrigatória. Mas, ele não estava satisfeito. Convocou os 20 médicos pioneiros para saírem em busca de novas adesões e, em 16 de dezembro de 1971, conseguiu fundar a Cooperativa com um total 106 cooperados.
CURIOSIDADES SOBRE A FUNDAÇÃO
A idéia
O oftalmologista Urquiza Wanderley decidiu fundar a Unimed JP depois de ler um artigo na revista "O Médico Moderno" sobre a Unimed Santos, em São Paulo, a primeira do sistema, fundada em dezembro de 1967. A Unimed JP veio se contrapor à chamada medicina de grupo, que explorava os médicos.
O início
Da data de fundação até fevereiro de 1977, a Diretoria Executiva (Direx) não recebia salário. Sem caixa, os médicos abdicaram aos vencimentos. Os funcionários eram apenas seis até março de 1973. Eles faziam de tudo um pouco: desde a emissão das carteiras dos planos até regar o jardim e servir cafezinho aos clientes. Os diretores também caíam em campo. Urquiza, por exemplo, chegou a comercializar planos.
Presidentes
Em 34 anos de história, a Unimed JP teve sete presidentes. Urquiza foi o primeiro e assumiu três gestões. Na época, o mandato era de dois anos. O presidente Aucélio Melo de Gusmão também está dirigindo a Cooperativa pela terceira vez. O atual mandato se estende até 30 de março de 2008. Os outros presidentes foram Antônio Moacir Dantas Cavalcanti, Reginaldo Tavares de Albuquerque, José Moreira Lustosa, Ricardo Antônio Rosado Maia, Wilson Ribeiro de Moraes Filho.
Sedes
Antes da sede atual, a Unimed JP já funcionou em outros três locais. Nos dois primeiros meses, ficou na antiga sede da Associação Médica da Paraíba, na rua das Trincheiras, 42. Em seguida, funcionou em uma casa alugada na rua Santos Dumont, número 133, onde ficou quase um ano. Depois, foi transferida para a rua Odon Bezerra, 144, em Tambiá. A sede própria e atual foi adquirida em 26 de fevereiro de 1980. No dia 19 de fevereiro de 2004, o prédio foi reinaugurado após uma reforma e ampliação.
Primeiros clientes
Foi com o Banco do Estado da Paraíba (Paraiban) que a Unimed JP fechou o primeiro contrato empresa, em 30 de maio de 1972, pouco mais de cinco meses após a fundação. A negociação foi feita, diretamente, por Alberto Urquiza Wanderley. O primeiro plano particular foi comercializado dentro da própria Unimed JP. A funcionária Euracy Fabrício de Sousa, que tinha a função de visitadora hospitalar - uma espécie de assistente social - assinou o documento histórico.
Para conhecer um pouco mais sobre a história da Unimed, clique aqui