• Início
  • Notícias
  • Unimed JP chega aos 44 anos de fundação investindo no futuro

Notícias

Unimed JP chega aos 44 anos de fundação investindo no futuro

Publicada em 16/12/2015 às 07h

Oftalomologista Alberto Urquiza Wanderley, idealizador e primeiro presidente da Unimed JP Oftalomologista Alberto Urquiza Wanderley, idealizador e primeiro presidente da Unimed JP

A Unimed João Pessoa comemora, nesta quarta-feira (16), 44 anos de fundação, celebrando uma trajetória marcada por conquistas, desafios e, atualmente, muito planejamento para que a Cooperativa continue crescendo e celebrando mais anos de existência. Hoje, a Cooperativa é a maior operadora de planos de saúde da Paraíba, líder absoluta do segmento de saúde suplementar no Estado. São mais de 146 mil clientes e 1,7 mil médicos cooperados e a mais completa rede de assistência médica-hospilar do Estado, que inclui hospitais, prontos-socorros, clínicas e laboratórios.

Cada vez mais sólida, a Unimed JP cresceu significativamente, em várias áreas. A carteira de clientes aumentou em mais de 10 mil vidas nos últimos dois anos, dando à ela o título da singular do Sistema Norte-Nordeste que mais aumentou o número de beneficiários.

A rede própria também aumentou para atender ao crescimento da carteira. Foram abertos a Unidade Guarabira, para atender os clientes do brejo paraibano; a Unidade de Oncologia do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, para ser mais uma opção para os clientes que precisam de atendimento nesta área; o Hospital Moacir Dantas, unidade para atendimento de média e baixa complexidade; e o Espaço Viver Melhor, local voltado para o trabalho de promoção da saúde.

E várias outras ações estão sendo colocadas em prática para modernizar a gestão da Cooperativa e proporcionar uma melhor satisfação do cliente, como por exemplo, a implantação de um novo sistema informatizado, o Totvs, que vai proporcionar mais comodidade para o cliente, dispensando a autorização presencial na Sede da Cooperativa, por meio de um serviço de auditoria on line. A previsão é o que no começo do ano o novo sistema já esteja funcionando.

Todas essas ações são resultado da implementação de novas práticas de gestão: a incorporação da governança corporativa, a adoção do Modelo de Excelência da Gestão e a elaboração do primeiro Planejamento Estratégico da história da Cooperativa, que fizeram com que a organização se tornasse mais profissional, crescendo com preocupação na sustentabilidade e na melhoria da qualidade da assistência aos clientes.

Como consequência dessas mudanças, a Unimed João Pessoa conquistou, em outubro deste ano, o Nível 2 do Prêmio Paraibano de Qualidade da Gestão (PPQG), a maior e mais importante premiação da área. Mas não é só isso, a Cooperativa está cada vez mais bem avaliada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, chegando este ano na última faixa de melhor desempenho, com a média geral de 0,8, em uma escala que varia de 0 a 1. O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar é o meio utilizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para medir a qualidade das operadoras de planos de saúde.

Hoje é difícil imaginar a capital paraibana sem a Unimed JP ou, por exemplo, sem o Hospital Alberto Urquiza Wanderley? A quem recorreriam os mais de 146 mil clientes? Sem contar que a Cooperativa é responsável por oferecer mercado de trabalho para 1,7 mil cooperados.

Segundo o presidente da Unimed João Pessoa, Alexandre Magno Pimentel, os 44 anos de existência da Cooperativa, comemorados nesta quarta-feira, são o resultado do trabalho envolvendo todos os médicos do sistema que se empenharam em prestar a melhor assistência possível aos clientes. "Esses 44 anos são a materialização dos objetivos pelos quais a Cooperativa foi criada, que são prestar assistência médica com qualidade a todos os clientes, e estar sempre voltada para a satisfação dos nossos cooperados", afirmou.

COMO SURGIU

A ideia de fundar a Unimed João Pessoa foi do oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley, falecido em agosto de 1987. Depois de ler um artigo publicado na revista "O médico moderno", ele ficou impressionado com a experiência desenvolvida em Santos. O oftalmologista foi até aquela cidade verificar o que era necessário para fundar uma cooperativa semelhante em João Pessoa.

Ao voltar à Capital paraibana, uma das primeiras providências de Urquiza foi sair em busca da adesão de 20 médicos, número mínimo necessário para fundar uma cooperativa. De início, conseguiu 18. Com um pouco mais de esforço, obteve as outras duas assinaturas que restavam. Entretanto, Urquiza queria mais. Ele convocou os vinte companheiros para saírem pela cidade em busca de novos cooperados. Os médicos aproveitavam um intervalo e outro de atendimento nos consultórios, clínicas e hospitais da cidade, para explicar aos colegas os benefícios que a Cooperativa traria.

A princípio, a Unimed JP era vista pelos médicos como um projeto difícil de ser concretizado e, por isso, eles tinham resistência à ideia. No entanto, com perseverança, os primeiros cooperados conseguiram convencer outros médicos. Alguns aceitavam participar da Unimed JP apenas "por consideração aos colegas". De qualquer forma, se uniram em torno de um sonho. E assim, em 16 de dezembro de 1971, a Unimed JP foi constituída com 106 médicos cooperados.

As dificuldades encontradas para a criação da Cooperativa foram inúmeras, mas a vontade de oferecer saúde de qualidade para a população e trabalho digno para os médicos foi maior.

No ano em que a Cooperativa foi fundada, o sistema público de saúde do país vivia um colapso. Grupos mercantilistas aproveitaram a oportunidade para oferecer atendimento a uma população que não mais suportava a péssima assistência oferecida pelo sistema público de saúde. Esses grupos que se uniam para "vender a saúde" viam a medicina como um negócio rentável. Dessa forma, estavam poucos preocupados com a qualidade da assistência prestada à população e, menos ainda, com a remuneração dos médicos, cada vez mais explorados. Entre a assistência pública e privada, a população adoecia, sem saber a quem recorrer. A saúde do país precisava conhecer novas possibilidades.

CURIOSIDADES

Confira abaixo algumas curiosidades sobre a fundação da Unimed JP:

- A princípio, a Unimed JP funcionou no primeiro andar da Associação Médica da Paraíba.

- Até 1973, a Unimed JP inteira contava com seis funcionários, que faziam de tudo: desde a emissão de carteiras até regar o jardim e servir cafezinho.

- Para colocar a Cooperativa em funcionamento, foi necessário que alguns médicos abrissem mão de objetos particulares.

- O idealizador da Unimed JP, Alberto Urquiza Wanderley, foi o primeiro presidente da Cooperativa. Ele dirigiu a Unimed JP por três gestões.

- Os próprios diretores eram responsáveis por comercializar os planos de saúde.

- A primeira cliente a aderir ao plano de saúde Unimed foi uma funcionária da própria Cooperativa, a assistente social Euracy Fabrício Sousa.

- O primeiro contrato empresarial firmado foi com o antigo Paraiban.

DIFERENCIAL

O que diferencia a Unimed JP das outras operadoras de planos de saúde que atuam em nosso Estado é que ela é uma organização cooperativa, que é uma forma de organização que tem como diferencial promover, simultaneamente, o desenvolvimento econômico e o bem-estar social. Ele acredita nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preservação do ambiente para o desenvolvimento sustentável. São sete os princípios do cooperativismo.

O cooperativismo é um modelo socioeconômico com referenciais de participação democrática, solidariedade, independência e autonomia, que busca a prosperidade conjunta e não a individual. Ele se baseia em sete princípios: adesão livre e voluntária ou princípio da livre adesão; gestão democrática pelos cooperados; participação econômica dos cooperados; autonomia e independência: educação, formação e informação; intercooperação; e interesse pela comunidade.

COMEMORAÇÃO

Para marcar os 44 anos de fundação da Cooperativa nesta quarta-feira, às 19h, será inaugurado o Memorial Unimed João Pessoa, na sede da operadora. Na ocasião serão exibidos os vídeos que farão parte do acervo. Logo em seguida, a sala onde funcionará o memorial, no primeiro andar da operadora, ficará disponível para visitação.

Além da inauguração do memorial, a solenidade, contará com depoimento de ex-presidente e a presença da viúva do fundador Alberto Urquiza Wanderley - Ana Tereza Wanderley.

A iniciativa faz parte das ações da Diretoria Executiva da Unimed JP com o objetivo de preservar a memória da Cooperativa.

No espaço estará disponível toda a história da Cooperativa, disponíveis em vídeos, fotos, publicações, além de documento histórico, como a ata de fundação. Ao todo são seis vídeos curtos com depoimentos de cooperados, inclusive fundadores, ex diretores e colaboradores.

Após a inauguração, o memorial ficará aberto à visitação do público. Em um primeiro momento, funcionará de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h.