Há 36 anos foi difícil juntar um grupo de médicos para fundar a Unimed João Pessoa. Depois de muita persistência, o oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley conseguiu reunir 106 colegas para fundar a Cooperativa. Hoje, existe uma lista de médicos à espera para se unir aos mais de 1,4 mil cooperados.
|
Urquiza discursa em uma das três vezes em que tomou posse como presidente da Unimed João Pessoa |
Naquela época, era difícil vender um plano de saúde. As pessoas olhavam desconfiadas para a Cooperativa, apesar da precariedade da assistência oferecida pelo sistema público de saúde ou pela chamada “medicina de grupo”. O tempo passou e, hoje, mais de 115 mil clientes ostentam o cartão da Unimed JP. Alguns deles vêem o plano como uma prova de status.
Do dia 16 de dezembro de 1971 a este 16 de dezembro de 2007, muita coisa mudou na sociedade. No meio de todas as transformações sociais, se adaptando a cada época, a Unimed JP foi consolidando o seu espaço e hoje se mantém na liderança absoluta como a maior operadora de plano de saúde da Paraíba.
E não é difícil entender porquê. Detentora de um hospital próprio e da maior rede de assistência médico-hospitalar do Estado, a Cooperativa engloba cerca de 90% do mercado de plano de saúde da Grande João Pessoa, tem uma receita anual superior a R$ 200 milhões, emprega diretamente mais de 1,3 mil pessoas e reúne os melhores médicos da Paraíba.
EQUILÍBRIO ECONÔMICO-FINANCEIRO
|
Equilíbrio econômico-financeiro garante atendimento aos clientes |
Nos últimos sete anos, a Diretoria Executiva (Direx) conseguiu atingir o equilíbrio econômico-financeiro da Cooperativa. Impostos em atraso foram colocados em dia e a empresa tem se capitalizado de forma organizada e sem prejuízos para honrar todas as provisões de caixa exigidas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão do governo federal que regulamente e fiscaliza as operadoras de plano de saúde. Quanto mais equilibrada a empresa, maior a segurança para os clientes, que têm a certeza do atendimento garantido no momento em que precisarem.
Um dos “segredos” para isto é muito simples, de acordo com o presidente da Cooperativa, Aucélio Melo de Gusmão: “fazer mais, gastando menos”. Para tanto, a Direx conta com o apoio dos médicos cooperados. Aucélio Gusmão destaca que qualquer providência administrativa só terá sucesso com o empenho e participação dos médicos.
Outro “segredo” para manter a liderança no mercado é a “reinvenção permanente” dos processos. E isso a Unimed JP tem feito muito bem. Além de contar com uma sede administrativa moderna, a Cooperativa está sempre se adaptando às necessidades do mercado e às inovações tecnológicas sem esquecer do seu bem mais importante: o capital humano. Regularmente, são realizados treinamentos, workshops, simpósios, palestras e outros eventos que beneficiam diretamente funcionários e cooperados.
ATENDIMENTO AOS CLIENTES
|
Sede própria da Unimed João Pessoa foi adquirida em setembro de 1979... |
|
... e passou por ampla reforma em 2004: comodidade e funcionalidade |
A Unimed JP também está sempre se “reinventando” para garantir a satisfação dos clientes. Uma das grandes iniciativas neste sentido é o programa de promoção da saúde que posicionou a Cooperativa, efetivamente, como um “plano de saúde” e não como um “plano de doença”. Ou seja, em vez de cuidar de pessoas doentes, a empresa desenvolve mecanismos para evitar que elas adoeçam.
Entre os projetos desenvolvidos pela Secretaria Promoção da Saúde, criada em 2000, estão palestras em empresas contratantes, os encontros sobre saúde e o grupo de educação terapêutica em diabetes UniDia. Pioneiro no Nordeste, o UniDia já beneficiou cerca de 400 pessoas.
Na busca pela excelência na prestação de serviços, a Unimed JP tem investido em um programa de humanização. A idéia é aliar a tecnologia e a equipe qualificada a um atendimento com mais calor humano, uma tendência irreversível que vem ocorrendo na área da saúde em todo o mundo.
MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
Do ponto de vista da modernização administrativa, a informatização completa vem sendo levada a cabo pela diretoria da empresa. Hoje, os clientes são identificados através de um sistema digital – o Finger - e todos os procedimentos passaram a ser requisitados de forma on-line desde o dia 21 de novembro.
Há cerca de um ano, a Cooperativa também substituiu o antigo sistema operacional – o Infomed – por um novo – o Datasus. Além de tornar mais ágeis os processos da Unimed JP, o Datasus ainda reduziu custos. Por ano, a economia é de aproximadamente R$ 260 mil.
No início de 2004, a Unimed JP ganhou uma nova e moderna sede administrativa. A reforma e ampliação do prédio, que foi adquirido em setembro de 1979, possibilitaram mais conforto para os funcionários e um atendimento mais ágil aos clientes, já que o projeto arquitetônico foi desenvolvido de forma a facilitar o trânsito entre os setores com atividades afins.
MELHOR HOSPITAL DO ESTADO
|
Hospital Unimed JP é referência em procedimentos de alta complexidade: medicina da Paraíba em nova fase
|
Referência em procedimentos de alta complexidade, como os transplantes de fígado e de coração, o Hospital Unimed JP inaugurou 19 novos apartamentos quarta-feira passada (12). Com isso, passou a disponibilizar um total de 225 leitos. Na rede hospitalar privada da Paraíba, o Hospital é o que tem o maior número de leitos.
Nos últimos quatro anos, o número de atendimentos no Hospital Unimed JP teve uma aumento de 100%, passando de 5 mil para 10 mil por mês. As cirurgias passaram de uma média mensal de 450 para 750.
O Hospital Unimed JP é o único a fazer transplantes hepáticos e cardíacos. O primeiro transplante de coração foi realizado em 23 de maio de 2004 e hoje já são contabilizados 6. No caso de fígado, cujo primeiro transplante foi feito em 21 de junho de 2004, já são 31.
Um grande feito do Hospital Unimed JP, no entanto, ocorreu antes mesmo dos transplantes. Em setembro de 2003, a instituição ganhou a mídia nacional por possibilitar um parto de quíntuplos. O nascimento dos cinco bebês, que estão vivos e com saúde, só foi possível graças à estrutura do Hospital Unimed JP.
ESTRUTURA DE PRIMEIRA
O Hospital Unimed JP disponibiliza, em caráter eletivo, todas as especialidades médicas, contando com os melhores profissionais do Estado. Já a equipe de colaboradores passa freqüentemente por treinamentos para prestar um atendimento cada vez melhor. Do ponto de vista tecnológico, os equipamentos do Hospital Unimed JP são renovados periodicamente para que o padrão de assistência seja garantido.
O Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) funciona 24 horas por dia para atendimentos a casos de urgência e emergência. É o único do Estado a disponibilizar o tomógrafo de alta resolução “multi-slice”, que permite exames mais completos com um menor tempo de exposição dos pacientes. Este equipamento também é apropriado para fazer exames em portadores de obesidade.
O Centro de Terapia Intensiva do Hospital (CTI) já se consolidou como um dos mais completos do Nordeste. Ao todo, ele conta com cinco Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que oferecem assistências específicas, garantindo mais segurança para os clientes e aumentando as chances de recuperação. Sãs as UTIs Adulto, Coronariana, Pós-Operatório, Pediátrica e Neonatal.
A instituição também conta com um moderno Centro Cirúrgico; serviço de hemodinâmica, que está preparado para realizar todos os procedimentos na área de Cardiologia Intervencionista, como angiologias, angiografias e colocação de stents; uma maternidade; e um serviço de Pronto Atendimento, que atende a casos de urgência e emergência.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Em dezembro de 2005, a Unimed JP deu um importante passo para estender o cuidado que tem com os clientes para toda a sociedade da Grande João Pessoa: a Cooperativa criou o instituto de responsabilidade social UniGente.
Atualmente, o Instituto UniGente mantém vários projetos em andamento e grande parte deles tem a finalidade de contribuir para alcançar os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), um conjunto de metas que devem ser cumpridas até 2015 por 189 países, incluindo o Brasil.
Neste final de ano, o UniGente está engajado na campanha Natal pela Vida, que é realizada para arrecadar alimentos para doar a famílias carentes da Grande João Pessoa. A meta da Unimed JP, sob a coordenação do instituto, é arrecadar, no mínimo, 40 toneladas de alimentos.
São iniciativas como esta que mostram que a Unimed JP ainda terá muitos aniversários a comemorar, dando de presente à Paraíba o pioneirismo em assistência médico-hospitalar que vem escrevendo esta história de sucesso.