A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aumentou a nota da Unimed João Pessoa no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que mede a qualidade dos planos de saúde. A Cooperativa obteve o índice geral de 0,801. Isso significa que atingiu a faixa mais alta e está entre as melhores operadoras do país. O resultado do IDSS 2015, ano-base 2014, foi divulgado nesta sexta-feira (18) pela ANS.
Segundo a ANS, o IDSS é de extrema utilidade para o consumidor que precisa contratar novos planos ou saber como estão sendo avaliados os serviços da operadora. A agência recomenda a quem for contratar um plano consultar o índice, comparar os desempenhos e, com base nele, escolher a operadora com melhor avaliação.
O IDSS é um dos componentes do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar. Para fazer a avaliação, a ANS considera cinco faixas: 0,00 a 0,19; 0,20 a 0,39; 0,40 a 0,59; 0,60 a 0,79; e 0,80 a 1,00. Os valores são atribuídos a cada operadora de acordo com quatro dimensões: Atenção à Saúde, Econômico-Financeiro, Estrutura e Operação e Satisfação dos Beneficiários.
Em 2015, o melhor resultado obtido pela Unimed João Pessoa foi na dimensão "Econômico-Financeiro", em que a Cooperativa atingiu a nota de 0,908. Essa dimensão inclui quatro indicadores e em três deles a Cooperativa atingiu a nota máxima (1,00): "Liquidez corrente", "Provisão de eventos ocorridos e não avisados" e "Suficiência em ativos garantidores vinculados". No indicador "Patrimônio Líquido Ajustado por Margem de Solvência", a nota foi 0,725.
EVOLUÇÃO
O resultado da Unimed João Pessoa tem evoluído ano a ano. No IDSS 2008, ano-base 2007, quando a avaliação foi feita pela primeira vez, a Cooperativa ficou na primeira faixa de valores, com índice geral de 0,17; no ano passado, estava em 0,758.
Segundo o diretor financeiro da Unimed João Pessoa, Demóstenes Cunha Lima, o bom desempenho no IDSS 2015 é resultado de uma série de mudanças desenvolvidas pela gestão, que tem se esforçado para que a Cooperativa cresça e valorize cada vez mais os cooperados e se fortaleça perante os clientes e a sociedade. "Nos últimos anos, foram incorporadas novas práticas de gestão na Unimed JP, com foco na valorização do trabalho médico e no crescimento da operadora tendo em vista sua sustentabilidade. Essas mudanças têm trazido vários resultados positivos, como esse da ANS", comentou.
Maior operadora de planos de saúde da Paraíba, a Unimed João Pessoa tem 43 anos de atuação no mercado. Atualmente, conta com mais de 146 mil clientes e aproximadamente 1,6 mil médicos cooperados. A rede de atendimento médico-hospitalar é a mais completa do setor privado do Estado.
O QUE É AVALIADO
Veja abaixo o que a ANS considera na avaliação de cada uma das quatro dimensões do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) e a nota que a Unimed JP obteve em cada uma:
- Atenção à saúde: Avalia a qualidade da atenção, considerando as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada aos beneficiários.
Nota da Unimed JP: 0,777.
- Econômico-financeiro: Acompanha o equilíbrio econômico-financeiro das operadoras sob o ponto de vista das condições de liquidez e solvência, avaliando a capacidade de manter-se em dia com as obrigações financeiras junto aos prestadores para o atendimento com qualidade de forma contínua.
Nota da Unimed JP: 0,908.
- Estrutura e operação: Verifica as condições da rede de consultórios, hospitais, ambulatórios, laboratórios e centros diagnósticos oferecidos para atendimento aos beneficiários. Além disso, avalia o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
Nota da Unimed JP: 0,812.
- Satisfação dos beneficiários: É determinada considerando os resultados do índice de reclamações e da proporção de beneficiários com desistência no primeiro ano de contrato. Também mede a gravidade das infrações à legislação cometidas pela operadora.
Nota da Unimed JP: 0,732.