• Início
  • Notícias
  • Unimed JP chega à faixa mais alta de índice que mede qualidade

Notícias

Unimed JP chega à faixa mais alta de índice que mede qualidade

Publicada em 18/09/2015 às 15h

Unimed João Pessoa está entre as melhores operadoras de planos de saúde do país Unimed João Pessoa está entre as melhores operadoras de planos de saúde do país

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aumentou a nota da Unimed João Pessoa no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que mede a qualidade dos planos de saúde. A Cooperativa obteve o índice geral de 0,801. Isso significa que atingiu a faixa mais alta e está entre as melhores operadoras do país. O resultado do IDSS 2015, ano-base 2014, foi divulgado nesta sexta-feira (18) pela ANS.

Segundo a ANS, o IDSS é de extrema utilidade para o consumidor que precisa contratar novos planos ou saber como estão sendo avaliados os serviços da operadora. A agência recomenda a quem for contratar um plano consultar o índice, comparar os desempenhos e, com base nele, escolher a operadora com melhor avaliação.

O IDSS é um dos componentes do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar. Para fazer a avaliação, a ANS considera cinco faixas: 0,00 a 0,19; 0,20 a 0,39; 0,40 a 0,59; 0,60 a 0,79; e 0,80 a 1,00. Os valores são atribuídos a cada operadora de acordo com quatro dimensões: Atenção à Saúde, Econômico-Financeiro, Estrutura e Operação e Satisfação dos Beneficiários.

Em 2015, o melhor resultado obtido pela Unimed João Pessoa foi na dimensão "Econômico-Financeiro", em que a Cooperativa atingiu a nota de 0,908. Essa dimensão inclui quatro indicadores e em três deles a Cooperativa atingiu a nota máxima (1,00): "Liquidez corrente", "Provisão de eventos ocorridos e não avisados" e "Suficiência em ativos garantidores vinculados". No indicador "Patrimônio Líquido Ajustado por Margem de Solvência", a nota foi 0,725.

EVOLUÇÃO

O resultado da Unimed João Pessoa tem evoluído ano a ano. No IDSS 2008, ano-base 2007, quando a avaliação foi feita pela primeira vez, a Cooperativa ficou na primeira faixa de valores, com índice geral de 0,17; no ano passado, estava em 0,758.

Segundo o diretor financeiro da Unimed João Pessoa, Demóstenes Cunha Lima, o bom desempenho no IDSS 2015 é resultado de uma série de mudanças desenvolvidas pela gestão, que tem se esforçado para que a Cooperativa cresça e valorize cada vez mais os cooperados e se fortaleça perante os clientes e a sociedade. "Nos últimos anos, foram incorporadas novas práticas de gestão na Unimed JP, com foco na valorização do trabalho médico e no crescimento da operadora tendo em vista sua sustentabilidade. Essas mudanças têm trazido vários resultados positivos, como esse da ANS", comentou.

Maior operadora de planos de saúde da Paraíba, a Unimed João Pessoa tem 43 anos de atuação no mercado. Atualmente, conta com mais de 146 mil clientes e aproximadamente 1,6 mil médicos cooperados. A rede de atendimento médico-hospitalar é a mais completa do setor privado do Estado.

O QUE É AVALIADO

Veja abaixo o que a ANS considera na avaliação de cada uma das quatro dimensões do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) e a nota que a Unimed JP obteve em cada uma:

- Atenção à saúde: Avalia a qualidade da atenção, considerando as ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada aos beneficiários.

Nota da Unimed JP: 0,777.

- Econômico-financeiro: Acompanha o equilíbrio econômico-financeiro das operadoras sob o ponto de vista das condições de liquidez e solvência, avaliando a capacidade de manter-se em dia com as obrigações financeiras junto aos prestadores para o atendimento com qualidade de forma contínua.

Nota da Unimed JP: 0,908.

- Estrutura e operação: Verifica as condições da rede de consultórios, hospitais, ambulatórios, laboratórios e centros diagnósticos oferecidos para atendimento aos beneficiários. Além disso, avalia o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.

Nota da Unimed JP: 0,812.

- Satisfação dos beneficiários: É determinada considerando os resultados do índice de reclamações e da proporção de beneficiários com desistência no primeiro ano de contrato. Também mede a gravidade das infrações à legislação cometidas pela operadora.

Nota da Unimed JP: 0,732.