• Início
  • Notícias
  • Unimed JP adere mais uma vez ao Outubro Rosa e ilumina prédios

Notícias

Unimed JP adere mais uma vez ao Outubro Rosa e ilumina prédios

Publicada em 13/10/2014 às 15h

Sede da Unimed ganhou iluminação especial para alertar sobre câncer de mama Sede da Unimed ganhou iluminação especial para alertar sobre câncer de mama

Alertar a população para a prevenção do câncer de mama, segundo tipo de câncer que mais atinge as brasileiras. Com esse objetivo a Unimed João Pessoa adere, mais uma vez, ao Movimento Outubro Rosa, mobilização mundial contra o câncer de mama.

Entre as ações programadas pela Cooperativa está a iluminação com a cor rosa dos prédios do Hospital Unimed Alberto Urquiza Wanderley, do Hospital Unimed Moacir Dantas, da sede da Cooperativa e do Viver Melhor -Espaço de Saúde e Bem-Estar. A iluminação especial, iniciada semana passada, ficará até o final do mês. Clique aqui para ver as fotos.

O Movimento Outubro Rosa ocorre em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades na prevenção da doença. Para chamar a atenção, monumentos, prédios públicos, pontes e teatros, entre outros, são iluminados de rosa.

Esse movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam, em outubro, ações isoladas referentes ao câncer de mama e à importância da mamografia para detecção precoce da doença. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Não existe uma informação oficial sobre como, quando e onde foi feita a iluminação do primeiro prédio no mundo. No Brasil, a iniciativa pioneira ocorreu em 2002 com a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.

NOVOS CASOS

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em todo Brasil, são estimados mais de 157 mil casos por ano, com cerca de 12 mil mortes. A principal causa das mortes é o diagnóstico tardio. Se a doença é descoberta no estágio inicial, as chances de cura chegam a até 95%.

O câncer de mama na verdade ainda não pode ser prevenido, mas sim diagnosticado o mais cedo possível. Para isto recomenda-se que as mulheres conheçam seu corpo desde que apresentem o crescimento das mamas na adolescência.

O autoexame das mamas, hoje em dia, deve ser chamado de auto-cuidado, e deve ser feito pelo menos um dia por mês, preferencialmente no mesmo dia do mês para que as mulheres se familiarizem com suas mamas.