• Início
  • Notícias
  • Unimed JP adere a mobilização de prevenção e controle do diabetes

Notícias

Unimed JP adere a mobilização de prevenção e controle do diabetes

Publicada em 07/11/2013 às 07h

Unimed JP adere a mobilização de prevenção e controle do diabetes

A Unimed João Pessoa aderiu, mais uma vez, à mobilização mundial de prevenção e controle do diabetes e iluminou, desde a última segunda-feira (4), a sede, o Hospital e o Espaço Viver Melhor de azul. A iluminação ficará até o dia 16. A cor foi escolhida para a campanha por fazer referência ao símbolo da Organização das Nações Unidas (ONU).

A ação faz parte do Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro). Além da iluminação especial, a Unimed João Pessoa preparou outras atividades para alertar sobre hábitos que ajudam a prevenir e controlar o tipo 2 da doença, que é o único evitável e responsável por mais de 90% dos casos da doença.

No 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, a Unimed João Pessoa reunirá os integrantes do GES em Diabetes (um programa voltado para os clientes da Unimed JP portadores da doença) em um grande encontro no Viver Melhor - Espaço de Saúde e Bem-Estar, que fica localizado na Avenida Piauí, nº 445, Bairro dos Estados.

Durante o evento, que será realizado para dois grupos distintos, um pela manhã e outro à tarde, os clientes receberão orientações sobre como conviver com a doença. Todos os clientes que já participaram do GES em Diabetes estão sendo contactados para confirmar presença no evento.

No dia 15, a Unimed JP participará de uma ação que será realizada no Busto de Tamandaré, na orla da Capital, pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia na Paraíba (SBEM-PB). A Cooperativa vai oferecer um café da manhã para as pessoas que passarem pelo local e disponibilizará um estande com serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia. As atividades serão realizadas das 6h30 às 9h.

Na ocasião, também serão distribuídos materiais informativos e profissionais da Cooperativa esclarecerão dúvidas das pessoas sobre a doença.

EDUCAÇÃO PERMANENTE

Os clientes da Unimed JP contam, gratuitamente, com acompanhamento profissional para controle e tratamento do diabetes no Grupo de Educação em Saúde (GES) em Diabetes, uma das ações de promoção da saúde da Unimed JP.

Por meio de orientações repassadas por uma equipe interdisciplinar, formada por médico, enfermeira, nutricionista e psicóloga, os clientes tomam conhecimento de atitudes, que se seguidas, vão contribuir para melhorar a qualidade de vida.

O grupo inclui a realização de quatro reuniões durante um mês (uma por semana), onde o diabetes é discutido sob diferentes abordagens. Cerca de dois meses depois das quatro reuniões iniciais, o grupo volta a se reunir para esclarecimento de alguma dúvida.

No final do ano é realizado o \"Encontrão\", onde todos os grupos se encontram para receber novas orientações sobre o controle da doença. Além do apoio dos profissionais, o GES em Diabetes é uma boa oportunidade para a troca de experiências entre os participantes.

Todos os clientes portadores da doença podem participar. As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3506-8600 e 3506-8700; ou pessoalmente no Viver Melhor - Espaço de Saúde e Bem-Estar, que fica localizado na Avenida Piauí, nº 445, no Bairro dos Estados; por e-mail [email protected]; ou pelo Portal, clique aqui.

ENTENDA A DOENÇA

Cerca de 300 milhões de pessoas no mundo têm diabetes, segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês). No Brasil, são aproximadamente 10 milhões de pessoas. São cerca de 500 novos casos que aparecem no país por dia. Só na Paraíba existem 178,6 mil portadores de diabetes. Destes, cerca de 40 mil estão em João Pessoa.

Caracterizado pelo excesso de glicose no sangue, o diabetes ocorre quando o pâncreas deixa de produzir insulina ou não produz a quantidade suficiente. Entre os tipos da doença, o 1 e o 2 são os mais conhecidos.

O diabetes tipo 1 é mais frequente em pessoas com menos de 35 anos, mas pode surgir em qualquer idade. Não se sabe ao certo por que as pessoas o desenvolvem.

O tipo 2 é mais comum em adultos. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade embora na atualidade se veja com maior frequência em jovens em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e estresse.

Outro tipo é a Diabetes Gestacional que é caracterizada pela presença de glicose elevada no sangue durante a gravidez. Geralmente a glicose no sangue se normaliza após o parto. No entanto, as mulheres que apresentam ou apresentaram diabetes gestacional possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2.