• Início
  • Notícias
  • Unimed João Pessoa realiza ação nesta sexta para alertar sobre a asma

Notícias

Unimed João Pessoa realiza ação nesta sexta para alertar sobre a asma

Publicada em 19/06/2015 às 11h

Clientes da Unimed JP fizeram teste para medir capacidade respiratória Clientes da Unimed JP fizeram teste para medir capacidade respiratória

A Unimed João Pessoa realizou na manhã desta sexta-feira (19) uma ação educativa na sede administrativa, no bairro da Torre, para alertar as pessoas sobre os cuidados, o controle e a prevenção da asma.

Das 9h às 11h, foram desenvolvidas atividades como teste da função respiratória (peak flow), para medir a capacidade respiratória dos clientes e funcionários, entrega de material educativo para mostrar que a asma pode ser controlada e prevenida. De todas as pessoas atendidas, 70% apresentaram níveis insatisfatórios de capacidade respiratória.

Um dos clientes que passou pela sede foi o corretor de imóveis Alexandre Matos, 44 anos. "Vim pagar o boleto do plano e achei interessante a ação. Aqui foi detectado que estou com a capacidade respiratória abaixo dos níveis considerados normais.

A estagiária Erika Morgana Guedes, 24 anos, é alérgica e queria saber se tem tendência a desenvolver asma. "Meus pais fumam dentro de casa e eu tenho uma prima asmática. Então, me preocupo", explicou. Erika fez o teste e foi orientada a procurar um especialista porque apresentou baixo nível de capacidade respiratória.

CAMPANHA

No próximo domingo (21) é o Dia Nacional de Prevenção da Asma, que já é a terceira maior causa de internação na rede pública de saúde. A intervenção na sede da Unimed JP fez parte da campanha organizada pelo Comitê de Asma da AMPB, em parceria com várias entidades e instituições, entre elas, a Unimed João Pessoa,

A programação foi iniciada na quinta-feira no Lyceu Paraibano com atividades foram voltadas para os 1.200 alunos com distribuição de material educativo, aplicação do questionário de Isaac, teste do pico de fluxo expiratório nos estudantes com suspeita de asma, além de encaminhamentos aos serviços de saúde quando for constatada a presença da doença.

PALESTRA À TARDE

Ainda nesta sexta à tarde serão realizadas duas palestras, voltadas para médicos e profissionais de saúde, na AMPB, que fica na Avenida Camilo de Holanda, 821, Centro. Às 14h, o pneumologista Sebastião Costa e o pediatra Gilvan Araújo vão falar sobre "Atenção ao paciente asmático na rede primária de saúde: diagnóstico e atualização terapêutica".

Em seguida será feita uma oficina de trabalho sobre a utilização correta dos dispositivos inalatórios no tratamento da asma, coordenada pela pneumologista Alenita de Oliveira.

O tema gera grande preocupação nos médicos, pois a asma é uma doença que não tem cura. É preciso conviver com ela e ficar atento aos sintomas

DOENÇA CRÔNICA

A asma, doença crônica que afeta as vias respiratórias e o pulmão, exige muitos cuidados. Seu sintoma é caracterizado, principalmente, por dificuldade respiratória (falta de ar), tosse seca, chiado ou ruído no peito e ansiedade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 300 milhões de pessoas no mundo, incluindo crianças, sofrem com doença. No Brasil, a asma é responsável por cerca de 750 mortes por ano, segundo informou o médico pneumologista, Sebastião Costa, diretor de Ações Institucionais de Saúde Pública da Associação Médica da Paraíba (AMPB).

Na Paraíba, do início de janeiro ao final de maio deste ano foram registradas 13 mortes; no ano de 2014, 39; e em 2013, 47 mortes no estado.

O médico Sebastião Costa afirmou que 80% dos casos de asma são alérgicos e que, por isso, as pessoas devem ter um maior cuidado. Para prevenir crises de asma, algumas atitudes são necessários: manter a casa bem arejada e iluminada, evitar acúmulo de poeira, locais fechados com pouca ventilação, aparelhos de ar como ventilador, além de procurar um serviço de saúde com especialista para que a pessoa possa tratar e ser orientada sobre os aspectos preventivos da doença. Com as devidas precauções, principalmente durante o inverno que tem início no próximo domingo, a asma estará sempre sob controle.