A Unimed JP estipulou metas de arrecadação para cinco tipos de alimentos que serão doados a famílias carentes da Capital, da Grande João Pessoa e de algumas cidades do interior do Estado. A ideia é levar em conta não só a quantidade, mas o valor nutricional dos alimentos arrecadados para a 11ª Campanha Natal pela Vida.
Por isso, foi estabelecido que das 100 toneladas que a Unimed JP pretende arrecadar com toda a campanha, no mínimo, 30 toneladas serão de fubá, 25 de açúcar, 20 de arroz, 15 de feijão e 10 de macarrão. Para atingir a meta, a Cooperativa criará uma série de atividades para mobilizar funcionários, médicos cooperados e clientes.
Este será o sétimo ano consecutivo que a Unimed JP participará da Campanha Natal pela Vida, que tem como finalidade arrecadar alimentos não perecíveis para doar a famílias carentes da Grande João Pessoa e de cidades do interior da Paraíba. A adesão, que será oficializada nesta sexta (26), às 10h, durante uma reunião no auditório do Hospital Unimed JP.
A solenidade – que reunirá os organizadores da campanha, convidados e diretores da Cooperativa – contará com a apresentação especial do Coral Jovem UniGente. O grupo, formado por 77 crianças e jovens das comunidades São Rafael e Padre Hildon Bandeira, é um dos projetos de inclusão social do Instituto de Responsabilidade Social UniGente, coordenador da campanha na Cooperativa.
ADESÃO FORTE
Cerca de 300 toneladas de alimentos foram doadas pela Unimed JP nas seis edições em que participou da Campanha Natal pela Vida. Em 2004, por exemplo, ano em que aderiu à campanha, a Unimed JP conseguiu 13 toneladas de alimentos. Em 2005, foram 17 toneladas; em 2006, 40 toneladas; em 2007, 42 toneladas; em 2008, 65 toneladas. Em 2009, das 719 toneladas arrecadadas durante o Natal pela Vida, 122 toneladas foram conseguidas pela Unimed JP.
A iniciativa faz parte das ações de responsabilidade social da Cooperativa, que estão integradas ao programa Unimed Abraça os ODM, lançado pela Unimed do Brasil com a finalidade de envolver todas as Unimeds do país em iniciativas que contribuam para o alcance dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
EXPECTATIVA
Mais de 40 mil famílias de baixa renda, que serão definidas pela Rede Nacional de Mobilização Social Coep, devem receber os donativos arrecadados durante a 11ª Edição da Campanha Natal pela Vida. Em 2010, devem ser arrecadadas mais de 300 toneladas de alimentos.
A Campanha Natal pela Vida é promovida pelo Coep e pelo Sistema Correio de Comunicação, em parceria com a Unimed João Pessoa e instituições públicas e privadas de João Pessoa.