A gravidez é um momento mágico, no qual todas as escolhas e decisões são da maior importância. E, quando o assunto é a saúde da gestante e do bebê, a busca pelo obstetra ideal para acompanhar o casal nessa grande aventura deve ser cercada de cuidados e muitas informações. Afinal, não há espaço para dúvidas ou erros.
Geralmente, quem procura um obstetra é a mulher que engravida pela primeira vez e não tem um ginecologista fixo. Há também pacientes que querem um novo médico porque o anterior não corresponde mais às suas necessidades. Seja qual for o motivo, o objetivo é encontrar um profissional que reúna o maior número de qualidades consideradas essenciais pela futura mãe.
Passada essa fase de escolha, o profissional torna-se o conselheiro de todas as horas. Ele está sempre disposto a ouvir a futura mamãe e a explicar-lhe todas as dúvidas, da maneira mais clara possível. Além disso, está sempre acessível, seja por celular, telefone de casa, internet, ou qualquer outro meio de comunicação que possa amenizar a ansiedade das grávidas.
É... não é fácil. E, por causa de todo esse esforço e dedicação de todos esses especialistas, foi criado o Dia do Obstetra. A data, que reconhece a missão generosa desses profissionais, não poderia passar em branco pela Unimed JP. Aproveitando o momento, a Cooperativa parabeniza o bom trabalho desempenhado por todos os médicos especialistas em obstetrícia, tão importantes e necessários para a saúde das gestantes, um dos objetivos estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Parabéns!
SAIBA MAIS
A obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher, investiga a gestação, o parto e o puerpério (nome dado à fase pós-parto, em que a mulher experimenta modificações físicas e psíquicas, tendendo a voltar ao estado que a caracterizava antes da gravidez) nos seus aspectos fisiológicos e patológicos.
No Brasil, para o médico receber o título de especialista em ginecologia e obstetrícia é necessário participar do programa de residência médica na área com duração de 3 anos. Alternativamente pode-se prestar concurso promovido pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).