• Início
  • Notícias
  • Unimed João Pessoa firma parceria para implantar o SOS Cidadão

Notícias

Unimed João Pessoa firma parceria para implantar o SOS Cidadão

Publicada em 10/03/2016 às 14h

Parceria entre Unimed JP e secretaria estadual: acordo assinado Parceria entre Unimed JP e secretaria estadual: acordo assinado

Em uma iniciativa pioneira no país, a Unimed João Pessoa e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública, firmaram uma parceria público-privada (PPP) com o objetivo de disponibilizar aplicativo para celulares (smartphones) com acesso direto ao 190, número de emergência da Polícia Militar.

Trata-se do projeto SOS Cidadão, que vai permitir com que a pessoa fique em linha direta com o 190, de forma rápida e eficaz, para pedir socorro em situações de perigo (roubo, furto, sequestro, disparo de arma de fogo, acidentes, agressões, por exemplo). Os celulares devem ser previamente cadastrados pela PM.

Através desse aplicativo, a polícia terá como saber quem está ligando, o tipo de ocorrência e a localização, agilizando o processo de atendimento à solicitação, e, consequentemente, de combate à criminalidade. Os dados informados para cadastro pelo usuário que aderir ao projeto ficarão sob sigilo. Além da rapidez na resposta por parte da polícia ao pedido de socorro do cidadão, esse canal contribuirá para que os trotes ao número 190 diminuam.

PROJETO PILOTO

O projeto será implantado por etapas. Inicialmente, o SOS Cidadão terá um caráter experimental e incluirá dois grupos: os médicos cooperados da Unimed João Pessoa e os professores, diretores e coordenadores das escolas públicas estaduais, que deverão baixar o aplicativo em seus celulares, bem como realizar o cadastro junto ao 190 em sistema on line que será disponibilizado em breve. O objetivo é que, futuramente, toda a população seja beneficiada com essa nova ferramenta de prevenção e combate à violência. O projeto piloto está previsto para iniciar em 90 dias.

A parceria foi assinada na segunda-feira passada (7) pelo diretor financeiro da Cooperativa, Demóstenes Cunha Lima, e pelo médico cooperado Gláucio Nóbrega, representantes da Unimed JP; pelo secretário de Segurança Pública, Cláudio Lima; e por representantes da empresa de desenvolvimento de aplicativos para celulares. O governador Ricardo Coutinho e o presidente da Unimed JP Alexandre Magno Pimentel deram total apoio à iniciativa. O projeto foi aprovado pelo Conselho de Administração (Conad) da Cooperativa.

Para viabilizar a parceria, o Estado entrou com a estrutura do serviço de emergência - 190 - e a Unimed JP ficou responsável pelo financiamento dos valores referentes ao quadro social, investindo pouco mais de R$ 11 mil no desenvolvimento da ferramenta (R$ 6,50 por cooperado). Os recursos são provenientes do Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (Fates).

Segundo Gláucio Nóbrega, com essa parceria inédita, a Unimed JP coloca em prática o sétimo princípio do cooperativismo, que é o da responsabilidade social. "A Cooperativa busca construir, em conjunto com a sociedade e com as autoridades, soluções para o problema crescente da violência, auxiliando na proteção ao cidadão e no combate à criminalidade", disse o cooperado.