A Unimed João Pessoa ficou acima da média no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2013 (ano-base 2012) da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O resultado foi disponibilizado no site da ANS na quarta-feira passada (21) para consulta das operadoras.
Em uma escala que varia de 0 a 1, em cinco faixas de valores em que a última é a mais alta, a Unimed JP ficou na penúltima - entre 0,60 a 0,79 -, com o índice geral de 0,68. A média corresponde à faixa que vai de 0,40 a 0,59.
O IDSS, que faz parte do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, é o meio utilizado pela ANS para avaliar a qualidade das operadoras. Na avaliação, são consideradas quatro dimensões: atenção à saúde, econômico-financeira, estrutura e operação e satisfação dos beneficiários.
A Unimed JP obteve melhoria em três dos quatro indicadores (atenção à saúde, econômico-financeiro e estrutura e operação). O indicador com melhor desempenho foi o econômico-financeiro.
Segundo o diretor financeiro da Cooperativa, Demóstenes Cunha Lima, os resultados obtidos na pesquisas mostram que a Unimed JP está no rumo certo. \"A ANS construiu indicadores de qualidade que nos sinalizam permanentemente permitindo correções de rotas com medidas de acordo com a gravidade do desvio. Não tem sido fácil, mas os resultados apresentados nesta pesquisa nos encorajam a prosseguir\", enfatizou o diretor.
AJUSTES
As operadoras que discordarem do resultado do IDSS têm até o dia 5 de setembro para fazer questionamentos à ANS. Somente depois disso, o resultado será divulgado para o público em geral. A Unimed JP não pedirá nenhuma alteração.
Com 41 anos de atuação no segmento de saúde suplementar da Paraíba, a Unimed JP é a maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Atualmente, conta com cerca de 131 mil clientes e mais de 1,5 mil médicos cooperados. A rede de atendimento médico-hospitalar é considerada a mais completa da rede privada na Paraíba.
A ANS foi criada em 2000 a partir da lei 9.961/2000. Ela tem por finalidade promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regular as operadoras setoriais - inclusive quanto às suas relações com prestadores e consumidores - e contribuir para o desenvolvimento das ações de saúde no País.
DIMENSÕES
Veja abaixo o que a ANS considera na avaliação de cada uma das quatro dimensões do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS):
- Atenção à saúde: Dimensiona a qualificação da atenção à saúde dos beneficiários de planos privados de assistência à saúde com identificação do impacto das ações de saúde em suas condições de vida.
- Econômico-financeira: Identifica a situação econômico-financeira da operadora frente à manutenção dos contratos assumidos em acordo com a legislação vigente.
- Estrutura e operação: Tem como foco a forma de atuação da operadora.
- Satisfação dos beneficiários: Identifica a visão dos clientes quanto ao cumprimento ao estabelecido no contrato com a operadora.