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Unimed João Pessoa faz alerta para golpes em pacientes internados

Publicada em 18/12/2019 às 07h

Os golpistas ligam para familiares de pacientes internados pedido dinheiro em nome de hospitais Os golpistas ligam para familiares de pacientes internados pedido dinheiro em nome de hospitais

A Unimed João Pessoa informa que tomou conhecimento, mais uma vez, de que um golpe está sendo aplicado junto a familiares de pacientes internos em hospitais da Capital e de outros estados.

A instituição esclarece que não realiza ligações telefônicas pedindo dinheiro para a cobertura de exames e procedimentos aos quais os planos de saúde não cobririam e seriam essenciais para o tratamento. 

Nos hospitais próprios da Unimed JP - Alberto Urquiza Wanderley e Moacir Dantas - não há a prática de pedir depósitos em dinheiro por telefone aos parentes de pacientes. Quando é necessário algum tipo de contato com os parentes de pacientes internados, a ligação é feita através de uma chamada identificada e o cliente é convidado a comparecer a um dos hospitais para tratar do assunto pessoalmente. O atendimento será realizado por um colaborador fardado e com crachá da Cooperativa.

SEGURANÇA

Para evitar que pacientes caiam em golpes dessa natureza, desde 2017, a Unimed JP adotou algumas medidas nos hospitais próprios. O hospital entrega um documento ao paciente internado, ou aos seus familiares, sinalizando que faz não ligação para tratar de assuntos financeiros.

Além disso, em todos os apartamentos há um cartaz alertando sobre o golpe e nas recepções (da urgência, principal e do Centro de Diagnóstico) há banners informativos. As equipes de enfermagem e hotelaria também reforçam o alerta diariamente, de forma verbal, com os pacientes e seus acompanhantes.

AVISO A FAMILIARES

Para ampliar a divulgação sobre a golpe, a orientação é que a pessoa que tenha um parente internado em Unidade de Tratamento Intensivo, apartamento ou acomodação dupla, avise a todos os seus familiares e amigos de que o hospital não fará contato telefônico pedindo dinheiro em espécie, depósito ou transferência bancária, mesmo que a internação seja particular e não pelo plano de saúde. Todo o contato é realizado pessoalmente.

Caso a família passe por essa situação, deve procurar o Serviço de Apoio ao Cliente para saber como proceder. Se preferir, o contato pode ser feito pelos telefones 2106-0257 ou 2106-0266.