"O que era charmoso e elegante virou nocivo e anti-social". A afirmação é do pneumologista Sebastião de Oliveira Costa, ao se referir ao consumo do cigarro e seus malefícios à saúde, no artigo “O tabagismo em queda livre”, que será publicado na Coluna Unimed Saúde deste domingo (27). Nele, o médico traça um panorama atual sobre tabagismo e evidencia as linhas de ação promovidas para o combatê-lo.
Segundo o pneumologista, mesmo com dados que mostram a redução do número de fumantes nos últimos anos, o consumo de cigarros entre jovens é preocupante. “O adolescente, com sua personalidade em formação, torna-se mais susceptível aos 'atrativos' do cigarro e nesse contexto vem engrossando o exército de novos fumantes...”, escreveu Sebastião Costa.
E para alertar os clientes, no Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, celebrado na próxima terça-feira (29), a Unimed João Pessoa, que integram o Comitê de Controle do Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB), promoverá ações de conscientização sobre os perigos do tabagismo para a saúde.
As atividades serão realizadas na recepção principal, na sede da Cooperativa, na Torre, das 14h às 17h. Uma equipe do Setor de Promoção da Saúde fará teste de capacidade respiratória em fumantes e não fumantes. O exame, chamado de espirometria, é simples, rápido, indolor e capaz de detectar a real capacidade respiratória das pessoas.
Quem fizer o teste e tiver o resultado abaixo da média aceitável para o exame será orientado a procurar um pneumologista. Qualquer pessoa, independentemente de ser clientes ou não da Unimed JP, poderá participar da atividade, gratuitamente. Além do exame, será distribuído material informativo sobre os danos causados pelo cigarro ao organismo.
O Comitê de Controle do Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB) é formado por várias instituições, a exemplo, da Unimed João Pessoa.