Alertar as pessoas sobre o controle e prevenção do diabetes. Para isso, a Unimed João Pessoa vai realizar, no dia 26 deste mês, um evento na Praia do Cabo Branco, final da Avenida Beira Rio, mesmo local onde é realizado o Jampa Saúde. Neste dia, as atividades de treinamento funcional e testes de saúde do Jampa serão realizadas normalmente.
A ação da Unimed JP, em parceria com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, faz parte da programação relacionadas ao Dia Mundial do Diabetes - 14 de novembro. Das 6h às 8h, as pessoas que passarem pelo local poderão fazer testes de glicemia, pressão arterial e cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC).
Se houver alteração nestes exames, a pessoa é atendida por um dos médicos endocrinologistas que estará no local. Eles também vão orientar a população sobre os cuidados necessários para o controle do diabetes, como lidar com a doença e a importância da alimentação adequada e a prática de atividade física. Também haverá distribuição de folders.
PROGRAMA PERMANENTE
O diabetes atinge cerca de 10% da população mundial e a doença vem aumentando o número de pessoas acometidas rapidamente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Este ano, a campanha mundial tem como tema "Diabetes, uma doença invisível" e a Unimed JP está participando da mobilização com diversas atividades, como a iluminação com dos prédios da Cooperativa.
A Unimed JP desenvolve para os clientes um programa permanente para que as pessoas que têm diabetes possam conviver com a doença com qualidade de vida. É o Grupo de Educação em Saúde em Diabetes. O trabalho é realizado por uma equipe interdisciplinar composta por médico, enfermeira, psicóloga e nutricionista. (inscreva-se).
O diabetes pode ser explicado como uma doença que provoca a diminuição do metabolismo do açúcar. Ou seja, as células não absorvem toda a glicose dos alimentos e a concentração dessa substância no sangue aumenta. O que prejudica a entrada de açúcar nas células é a ausência ou a insuficiência de um hormônio chamado insulina, produzido pelo pâncreas. A insulina "abre a porta" da célula para a glicose e é liberada no corpo sempre que a pessoa se alimenta. Quando ela come muito, por exemplo, o pâncreas precisa produzir muita insulina e pode ficar sobrecarregado.