A Unimed João Pessoa completa 45 anos de fundação nesta sexta-feira, 16 de dezembro, na liderança do segmento de saúde suplementar da Paraíba. Essa longevidade, que contraria as estatísticas oficiais referentes à sobrevivência de empresas no Brasil - enquanto muitas fecham as portas no quinto ano de atividade, a instituição está há mais quatro décadas no mercado -, se deve ao fato de a Cooperativa está sempre inovando e se renovado.
Hoje, a Unimed JP cumpre um importante papel social e econômico no Estado. Essa importância vai além da assistência à saúde de qualidade para os clientes e da garantia do trabalho digno para os médicos. A Cooperativa gera aproximadamente 2 mil empregos diretos e um sem número de postos de trabalho indiretos através do montante que injeta na rede credenciada. Com uma receita líquida que chegou a R$ 526,3 milhões em 2015, a Cooperativa é uma das maiores arrecadadoras de impostos da Paraíba.
Para garantir uma assistência de qualidade e segura, a Unimed JP oferece aos cerca de 145 mil clientes a maior e mais completa rede de atendimento médico-hospitalar privada da Paraíba. São hospitais (dois próprios), clínicas, laboratórios, prontos-socorros e duas unidades ambulatoriais próprias. Toda essa estrutura é colocada à disposição de alguns dos mais talentosos médicos do Estado, que integram o quadro social da Cooperativa. Hoje são 1,7 mil cooperados, valorizados com a inovação dos modelos de gestão e referenciados pelo importante trabalho que desenvolvem.
A Cooperativa também se destaca pelo trabalho pioneiro de promoção da saúde. Algumas ações beneficiam não apenas os clientes, mas toda a comunidade, como o Jampa Saúde, que oferece atividades físicas gratuitas na Praia do Cabo Branco. A responsabilidade socioambiental também é praticada por meio de projetos como o Coral Jovem Unimed João Pessoa e de campanhas para ajudar instituições filantrópicas.
A Unimed João Pessoa também tem sido decisiva para o avanço da medicina no Estado. Com a estrutura oferecida em sua rede própria de atendimento - que inclui o Hospital Alberto Urquiza Wanderley, referência em alta complexidade -, já possibilitou a realização de procedimentos inéditos na Paraíba, como transplantes de fígado e de coração.
PIONEIRISMO
A Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos fundada em 16 de dezembro de 1971 por um grupo de 106 médicos liderados pelo oftalmologista Alberto Urquiza Wanderley. Atualmente, é presidida pelo cardiologista Demóstenes Paredes Cunha Lima.
Nos dois primeiros meses, a Unimed JP funcionou em uma sala de apenas 12 metros quadrados, cedida pela Associação Médica da Paraíba. A sede própria, onde até hoje funciona a Operadora após várias reformas e ampliação, na Torre, foi adquirida em 1980. Apesar da pequena estrutura inicial, desde os primeiros anos a Cooperativa se destacou pelo pioneirismo, o que a levou a conquistar a liderança do segmento de saúde suplementar na Paraíba.