Hoje é dia de comemoração para o cooperativismo médico paraibano. Há exatamente quatro décadas atrás, no dia 16 de dezembro de 1971, um grupo de 106 médicos criava aquela que viria a ser a maior cooperativa de assistência médico-hospitalar da Paraíba: a Unimed João Pessoa.
Os desafios encontrados para criar a Cooperativa foram inúmeros. Nos primeiros anos, por exemplo, não foi fácil convencer médicos e clientes a fazerem parte da Cooperativa.
Passados 40 anos, a Unimed JP é a maior operadora de planos de saúde do Estado. Dos 106 médicos que assinaram a ata de fundação, o número de cooperados passou para cerca de 1,5 mil. Eles são responsáveis por garantir a saúde de 134 mil pessoas, que dispõem da maior rede de assistência médico-hospitalar da Paraíba, que inclui o Hospital Unimed JP, o melhor do Estado e referência em procedimentos de alta complexidade na região.
Para chegar a estes números, a Unimed JP investiu em capacitação dos seus médicos, ampliou sua rede de atendimento e construiu uma dos mais modernos hospitais do Nordeste : o Hospital Unimed JP, que hoje está consolidado como um centro referência em transplantes de fígado e coração, além de outros procedimentos complexos.
A Diretoria Executiva da Unimed JP afirma que todo esse êxito só tem sido possível graças ao apoio da população paraibana. “A Unimed JP presta assistência a 17,8% da população de João Pessoa. Para se ter ideia, em capitais mais desenvolvidas, como Recife e Natal, esse percentual fica em torno de 10%. Isso significa que trabalhamos com regime de qualidade e confiança, fazendo com que essa credibilidade cresça a cada dia”, afirmou o presidente.
O aniversário da Unimed JP é destaque hoje nos principais jornais da Paraíba: O Norte, Correio e Jornal da Paraíba. Para ler o caderno especial de comemoração dos 40 anos da Unimed JP no Jornal da Paraíba, clique aqui.
Para comemorar o aniversário, a Unimed JP está estreando hoje um novo Portal e o Programa Viver Bem a partir de segunda-feira terá novo formato e novos dias de exibição.
SESSÃO ESPECIAL
Uma sessão especial será realizada na próxima segunda-feira (19) pela Assembleia Legislativa da Paraíba, para homenagear a Unimed JP, que nesta sexta completa quatro décadas de fundação. A solenidade vai ocorrer no plenário da AL-PB, a partir das 16h.
A sessão, que deverá reunir médicos cooperados, autoridades locais e clientes da Unimed JP, foi proposta pelo deputado José Aldemir (DEM). Na propositura, ele justificou a homenagem, destacando os serviços prestados pela Unimed JP à toda sociedade, no decorrer destes 40 anos.
Na opinião dele, que também é médico cooperado, a empresa tem grande significado não apenas para os médicos e clientes, mas para toda a sociedade. “A Cooperativa tem, permanentemente, aprimorado o atendimento, possibilitando na Capital a realização de procedimentos modernos e com qualidade para os clientes, além de garantir condições de trabalho para os médicos”, enfatizou.
O deputado afirmou também que a contribuição da Unimed JP vem extrapolando as fronteiras estaduais e beneficiando pessoas de todo o Brasil. Ele citou como exemplo os transplantes realizados no Hospital Unimed JP e que têm atraído pessoas de todo o País. “Isso mostra que a Unimed JP tem profissionais competentes e equipamentos especializados, além de sensibilidade e humanidade para investir nestes procedimentos”, destacou.
CURIOSIDADES SOBRE A FUNDAÇÃO
O oftalmologista Urquiza Wanderley decidiu fundar a Unimed JP depois de ler um artigo na revista “O Médico Moderno” sobre a Unimed Santos, em São Paulo, a primeira do sistema, fundada em dezembro de 1967. A Unimed JP veio se contrapor à chamada medicina de grupo, que explorava os médicos.
Os funcionários eram apenas seis até março de 1973. Eles faziam de tudo um pouco: desde a emissão das carteiras dos planos até regar o jardim e servir cafezinho aos clientes. Os diretores também caíam em campo. Urquiza, por exemplo, chegou a comercializar planos.
Antes da sede atual, a Unimed JP já funcionou em outros três locais. Nos dois primeiros meses, ficou na antiga sede da Associação Médica da Paraíba, na rua das Trincheiras, 42. Em seguida, funcionou em uma casa alugada na rua Santos Dumont, número 133, onde ficou quase um ano. Depois, foi transferida para a rua Odon Bezerra, 144, em Tambiá. A sede própria e atual foi adquirida em 26 de fevereiro de 1980. No dia 19 de fevereiro de 2004, o prédio foi reinaugurado após uma reforma e ampliação.
Foi com o Banco do Estado da Paraíba (Paraiban) que a Unimed JP fechou o primeiro contrato empresa, em 30 de maio de 1972, pouco mais de cinco meses após a fundação. A negociação foi feita, diretamente, por Alberto Urquiza Wanderley. O primeiro plano particular foi comercializado dentro da própria Unimed JP. A funcionária Euracy Fabrício de Sousa, que tinha a função de visitadora hospitalar - uma espécie de assistente social - assinou o documento histórico. Para conhecer um pouco mais sobre a história da Unimed, clique aqui.