Médicos plantonistas do Hospital Unimed JP, hematologistas, oncologistas e demais profissionais da área da saúde poderão participar da palestra “Leucemia: avanços recentes no diagnóstico e tratamento”, que será realizada na próxima quinta-feira (6), às 19 horas, no auditório do Hospital Unimed João Pessoa.
As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas pelo telefone 2106-0205, da Secretaria de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano da Unimed JP, organizadora do evento.
Os avanços recentes no diagnóstico da leucemia e tratamento serão abordados pelo hematologista e oncologista, Breno Gusmão, a partir da visão da importância de um acompanhamento multiprofissional ao paciente com câncer (médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, entre outros).
RÁPIDA PROLIFERAÇÃO
A leucemia atinge os glóbulos brancos e se caracteriza pela rápida proliferação dessas células anormais que não amadurecem e se acumulam na medula óssea, interferindo na produção normal das células do sangue. Depois de instalada, a leucemia progride rapidamente, exigindo com isso que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico.
Por isso, é importante estar atento aos sintomas, como hemorragias, sonolência, cansaço excessivo, emagrecimento, dores de cabeça, tonturas; ou ainda hematomas, manchas roxas na pele sem trauma algum, pequenas pintinhas vermelhas de sangue na pele, aftas e machucados na região da boca; febre e suor excessivo, além de dor nos ossos e articulações.
A leucemia é o tipo de câncer mais frequente em pessoas com menos de 18 anos. No entanto, a doença atinge também adultos. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que a leucemia acometa mais de 5 mil pessoas por ano.