A Unimed João Pessoa está com inscrições abertas para o 58º Grupo de Educação Terapêutica em Diabetes (GET). Podem participar clientes portadores de diabetes que ainda não participaram de algum dos encontros do GET. A organização é da Coordenação de Promoção da Saúde da Cooperativa.
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Os interessados devem se inscrever na Coordenação de Promoção da Saúde da Cooperativa, localizada no prédio anexo localizado em frente à Sede da Unimed JP, na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 410, Torre; ou pelo telefone 2106-0714.
O Programa já tem reuniões programadas para os meses de abril, junho, julho e outubro. A programação do 58º grupo será iniciada no dia 6 de abril, às 9h, na sala de reuniões da Coordenação de Promoção da Saúde. Outras três reuniões serão realizadas nos dias 13, 20 e 24 do mesmo mês, sempre às quartas-feiras, no mesmo horário e local.
Este será o segundo Grupo de Educação Terapêutica em Diabetes deste ano. As atividades serão iniciadas com o 57º GET. O primeiro encontro ocorrerá no dia 2 de março. Para esse grupo as inscrições já foram encerradas.
REUNIÕES
Durante as reuniões do GET, os participantes recebem orientações sobre temas específicos voltados aos cuidados e tratamento da diabetes. Eles recebem dicas sobre como manterem cuidado com a alimentação, sobre como praticar atividades físicas, aprendem formas de reduzir as complicações da doença, e como controlar os aspectos emocionais, entre outros.
As reuniões são sempre coordenadas por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e facilitadores de grupo.
UNIDIA
O Grupo de Educação Terapêutica em Diabetes faz parte de um programa que a Unimed JP mantém com os clientes que têm diabetes, o UniDia. Pioneiro em toda a região Nordeste, o programa foi criado em setembro de 2004 e já reuniu 57 grupos de clientes portadores da doença.
O objetivo do UniDia é melhorar a qualidade de vida do paciente através do ensinamento de alguns procedimentos que proporcionem um maior controle da diabetes.
MOBILIZAÇÃO MUNDIAL
Segundo dados da International Diabetes Federation (IDF), em todo mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes e um alto percentual vive em países em desenvolvimento. Em 30 anos, este número deve chegar a 380 milhões no mundo. No Brasil, cerca de 10 milhões de pessoas são portadoras da doença e aparecem 500 novos casos por dia. Só na Paraíba são 135 mil diabéticos e, destes, 37,5 mil estão em João Pessoa.
O diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.
A melhor forma de identificar a alta taxa de glicose no sangue é a realização do teste de glicemia. O método deverá ocorrer em diversos horários, o que permite avaliar o tratamento que está sendo seguido.
Quando não tratada adequadamente, pode causar infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais e lesões de difícil cicatrização, além de outras complicações.